Geral

Vila Velha orienta os motoristas sobre o trânsito durante as romarias da Festa da Penha

As romarias da Festa da Penha 2014 tiveram início no último domingo (20), abrindo as comemorações com a Romaria dos Cavaleiros que seguiu do bairro Cobilândia até a Prainha. Pensando na melhor fluidez e no ordenamento do trânsito, a Prefeitura de Vila Velha orienta e dá dicas de rotas alternativas para os motoristas que precisarão cruzar a cidade durante as romarias que serão realizadas nos próximos dias.

 No sábado (26), mais duas Romarias serão realizadas. A partir das 8 horas, a Romaria das Pessoas com Deficiência sairá da Praça Duque de Caxias seguindo pela Avenida Luciano das Neves até chegar ao Parque da Prainha. Às 19 horas, o percurso da Romaria dos Homens começa na Catedral Metropolitana em Vitória com chegada aos pés do morro do Convento. Cerca de 150 mil romeiros vão percorrer 14 quilômetros. Um dos lados das vias por onde os romeiros passarão, como a Segunda Ponte e a Avenida Carlos Lindenberg, vão estar totalmente interditadas.
 
No domingo (27), a Romaria dos Motociclistas sai do Centro da Capital às 10 horas, fazendo o mesmo percurso da Romaria dos Homens. No entanto, a interdição das vias até a Prainha será parcial. No mesmo dia, a partir das 14h30, os participantes da Romaria das Mulheres saem do Santuário de Vila Velha com chegada no Parque da Prainha. A Rua Cabo Ailson Simões e a Avenida Luciano das Neves, a partir das 13 horas, estará parcialmente interditada. Três viaturas farão o acompanhamento das romeiras e familiares.
 
Fechando a programação das Romarias, na segunda-feira (28), às 8h30, a Romaria dos Ciclistas sairá de Cobilândia e do Ibes. Os ciclistas seguem pela Avenida Carlos Lindenberg até os pés do Convento da Penha. Três viaturas da Guarda Municipal vão dar apoio aos romeiros num trajeto com as vias parcialmente interditadas. A previsão de chegada é às 11 horas.
 
A Secretaria de Prevenção e Combate à Violência montou um esquema especial com o efetivo da Guarda Municipal para o atendimento e orientação ao público, acompanhando as principais romarias e caravanas com o objetivo de manter a fluidez e ordenamento do trânsito, além da realização de bloqueio das ruas e avenidas que dão acesso ao Convento da Penha e ao Parque da Prainha, onde serão realizadas as principais celebrações da Festa da Penha 2014.
 
Rotas alternativas durante a Romaria dos Homens
 
Com uma expectativa de público de aproximadamente 150 mil pessoas, a Romaria dos Homens é uma das principais atrações da Festa da Penha 2014. Os devotos vão atravessar importantes avenidas de Vila Velha e para dar mais fluidez ao trânsito, a Prefeitura de Vila Velha dá dicas de rotas alternativas para os condutores que não irão participar da Romaria e que precisarão cruzar a cidade ou ir para outros municípios.
 
Durante a Romaria dos Homens, as avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Champagnat e Antônio Ataíde ficarão totalmente interditadas, porém o viaduto da Rodovia Darly Santos estará livre para tráfego.
 
Segundo o gerente de eventos da Guarda Municipal de Vila Velha, Ângelo Fortunato, “não será necessário esperar para que seja aberta as barreiras para ter acesso aos bairros que ficam ao longo da Avenida Carlos Lindenberg. A transposição entre os bairros poderá ser feita livremente pelo viaduto da Darly Santos. Por exemplo, se o motorista estiver no bairro Santos Dumont, ele poderá acessar os bairros Alvorada, São Torquato, Aribiri, Ataíde, e outros, pelo viaduto”, explica.
 
Os motoristas que estiverem na Glória, indo para Vitória, poderão seguir pela Estrada Jerônimo Monteiro, passando pela ponte Florentino Avidos.
 
Programação romarias:
26/4 (sábado)
8h - Romaria das Pessoas com Deficiência
19h - Romaria dos homens;
 
27/4 (domingo)
10h - Romaria dos motociclistas
14h30 - Romaria das Mulheres;
 
28/4 (segunda-feira)
8h30 - Romaria dos Ciclistas.

Pontos moeda