Geral

Frio no outono é mais intenso do que o esperado no Espírito Santo, diz Climatempo

O outono está acabando Foto: Divulgação

Depois de um verão intenso, o outono chegou e trouxe temperaturas mais amenas e períodos menos chuvosos. Mas, os dias do mês das folhas estão contados, já que o inverno se inicia no próximo mês. De acordo com Instituto ClimaTempo, o fim do outono no Espírito Santo será sem chuva e não terá a influência do fenômeno El nino.

A previsão é que uma frente fria alcance o Estado no final de semana, mas o tempo com nuvens só deve durar no sábado (24), já que o sol volta a aparecer no domingo (25). O tempo nublado não deve provocar temporal.

Outono mais frio do que o normal
A transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco trouxe um outono com noites mais longas e nevoeiros frequentes ao amanhecer. As temperaturas em maio caíram mais do que o esperado na maior parte do Estado. Já as chuvas ficaram dentro dos padrões climáticos para o período.  A estação começou com a presença de ar frio sobre o continente e variações de temperatura.

Ao longo da estação, até agora, as temperaturas no Estado sofreram uma redução gradativa, com máximas entre 18 C e 28°C no Centro-Sul e mínimas entre 12°C e 18°C (inferiores a 10°C na região serra.

Clima mais seco do outono aumenta crises de asma e resfriados; saiba como evitar!
Uma das estações mais secas do ano é o outono e os médicos já acendem o sinal amarelo para ocorrências de doenças respiratórias. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o número de registros de doenças respiratórias aumenta 40%. De acordo com o pneumologista capixaba, Marcos Santos, os casos mais comuns são de gripes, resfriados e crises de asma e bronquite.

Pontos moeda