Geral

Após obras, trânsito é liberado na Curva do Saldanha

As intervenções começaram no início do ano para reparar os danos causados pelas fortes chuvas de dezembro. Local foi liberado após a inspeção do prefeito

Desvio no trânsito na Curva do Saldanha foi retirado Foto: Divulgação/Prefeitura

O trecho da Avenida Vitória, conhecido como Curva do Saldanha, foi liberado para o trânsito de veículos na manhã desta segunda-feira (28), após uma visita de inspeção final feita pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende. O local havia sido interditado pela Defesa Civil Municipal em dezembro de 2013, quando um deslizamento de terra, rochas e vegetação invadiu uma faixa de tráfego da via, sem vítimas.

A obra de contenção da encosta foi concluída, de acordo com a Prefeitura de Vitória, para dar mais segurança a moradores, pedestres e motoristas. A obra teve um investimento de R$ 5 milhões. A encosta foi recoberta com 2,6 mil metros quadrados de uma malha de aço e presa na rocha com 600 grampos, alguns com até 5 metros de comprimento. As rochas maiores receberam um apoio em concreto, tecnicamente conhecido como contraforte, que as impede de rolar encosta abaixo em caso de intensas chuvas.

"Vamos continuar monitorando a encosta com a Defesa Civil, que é o procedimento de segurança da Prefeitura. Essa é mais uma das ações da administração municipal de contenção de encosta numa área que estava instável depois das chuvas de dezembro", disse o prefeito.

O deslizamento aconteceu no dia 18 de dezembro e parte da via foi isolada para evitar novos incidentes. Segundo a prefeitura, como o solo estava encharcado, a chuva continuava e era alto o risco de novos deslizamentos, os trabalhos iniciais de limpeza da encosta e retirada da vegetação foram cuidadosos. Um técnico do Rio de Janeiro também esteve no local para avaliar a encosta.

Ainda de acordo com a prefeitura, houve necessidade de uma vistoria preliminar para garantir a segurança dos garis alpinistas na limpeza da encosta. Um engenheiro especialista em contenção de encostas fez uma segunda vistoria e elaborou o projeto de como a obra deveria ser feita para impedir novos deslizamentos.

Trânsito

Durante as obras, a Avenida Vitória, que originalmente tem três faixas em cada sentido de tráfego, neste trecho, ficou com quatro faixas, sendo duas em cada sentido. Até o próximo dia 30 é importante que os motoristas sigam a sinalização. Vale lembrar que o limite de velocidade nesse local está limitado a até 40 km/h.

Investimento

De janeiro de 2013 até os dias atuais, foram investidos R$ 23 milhões em 40 obras de contenção de encostas, beneficiando diversos bairros da cidade. Outras 51 intervenções estão previstas para iniciarem tão logo os projetos sejam concluídos e encaminhados para licitação.

Pontos moeda