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Atenção ciclistas e pedestres: começa construção de ciclovia na Ponte de Camburi

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura Foto: Divulgação

Um antigo desejo de ciclistas e pedestres começou a ser realizado. A Prefeitura de Vitória começou a construção dos 650 metros da ciclovia que vai ligar a Praia do Canto à orla de Camburi. Apesar de o trecho ser pequeno, a obra envolve etapas complexas, como a construção de um muro de arrimo, contenção, próximo ao canal, para aumentar a largura do calçadão, e a ampliação da calçada na Ponte Petrônio Portela, a Ponte de Camburi.

Além disso, do lado da Praia do Canto, para manter as três faixas de rolamento de veículos existentes na avenida Saturnino de Brito sem alterar a velocidade média permitida para o local, será necessário reduzir a largura da pista e do canteiro central. A expectativa é de que a intervenção esteja concluída até o final do ano.

"O uso de bicicletas na cidade de Vitória é uma ação de sucesso na questão da mobilidade urbana. A ciclofaixa de 15,7km adotada aos domingos e feriados é sucesso absoluto, com mais de mil ciclistas participando. Vamos implantar a cultura do uso da bicicleta no dia a dia da cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que completou: "Essa ciclovia é fundamental e muito importante porque vai fazer a ligação entre os dois trechos das maiores ciclovias já existentes na cidade".

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura. O canteiro tem como finalidade criar uma barreira entre a ciclovia e as faixas de rolamento de veículos, garantindo a segurança dos ciclistas.

Uma nova iluminação será instalada para atender a ciclovia, passeios e canteiro central e a vegetação será destacada com luzes decorativas. A fiação ficará por baixo do piso e será protegida com concreto.

Integração

A interligação permitirá que o ciclista transite do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o bairro de Jardim Camburi usando somente ciclovias em um trajeto de 10 quilômetros. Atualmente, nos horários de maior concentração, até 200 ciclistas por hora dividem as calçadas e a ponte de Camburi com os pedestres.

 A obra faz parte da meta da administração municipal de ampliar a oferta de ciclovias dos atuais 29 quilômetros para 61 quilômetros até 2016. Serão beneficiados diretamente 141 mil moradores das Regionais 5, 8 e 9, cujos bairros mais representativos são Praia do Suá, Enseada do Suá, Praia do Canto, Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi.

Cuidados

Durante a obra, todos deverão obedecer a sinalização existente. Pedestres e ciclistas terão um passeio provisório, com largura mínima de 1,20 metro delimitado por cercas de isolamento cor laranja, fixadas a cada 3 metros.

A velocidade máxima dos veículos no local será reduzida. O limite da faixa de veículos será estabelecido por tela de proteção na cor laranja, com lâmpadas de segurança a cada 2 metros.

Como será a obra

A obra acontecerá em três frentes, pois são três tipos de intervenções distintas:

Do píer de Iemanjá até a Ponte de Camburi: há necessidade de construção de um muro de arrimo (muro de contenção) para ampliar a largura do calçadão existente.

Ponte de Camburi: a ponte terá a calçada da lateral voltada para o mar ampliada em balanço, ou seja, suspensa, reforçada por uma mão francesa.

Da avenida Saturnino de Brito até a Praça dos Namorados: neste trecho, para manter as três faixas de rolamento existentes e permitir a implantação da ciclovia, será necessário reduzir a largura da pista e do canteiro central. A intervenção não alterará a velocidade média permitida para o local.

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