Geral

Manifesto LGBT chega à quarta edição esperando público de 18 mil pessoas em Cariacica

Em 2013, o Manifesto LGBT reuniu 10 mil pessoas na avenida Alice Coutinho. Além do trio elétrico, shows de drag queens também estão previstos

O tema será “Seu Preconceito é um Gol Contra” Foto: ​Divulgação

Está tudo pronto para o IV Manifesto LGBT em Cariacica. Com expectativa de público em 18 mil pessoas, o evento acontece no próximo domingo (20). A concentração será às 15 horas em frente ao banco Santander, na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. Com trio elétrico, os participantes vão caminhar até ao palco montado na avenida Alice Coutinho, ao lado da Câmara Municipal de Vereadores. No ano passado, foram mais de 10 mil participantes.  

Com o tema “Seu Preconceito é um Gol Contra”, o ato propõe um espaço unindo conscientização, diversão e cultura. “O evento possui caráter sócio-político com reivindicação pelos direitos básicos, equidade dos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e combate à homofobia. Mas, também é uma festa, na qual temos o direito de, pelo menos em um dia no ano, sair às ruas bradando: ‘Sou LGBT e sou feliz! Sou LGBT e sou livre! Sou LGBT e me amo!’”, pontuou o coordenador da Diversidade Sexual, Thiago Almeida.  

Além das palavras de ordem, estão previstos shows das drags queens Fernanda Lira, Tays Spiller, Cirax Saymo, Elétrica e Ryslley. O palco vai balançar também com os DJs Thiago Lugon e Rafa Arkanjo e performance de Os Vingadores do Funk.  

Pioneirismo

Cariacica foi pioneira em realizar a Parada Gay, hoje Manifesto LGBT, no Espírito Santo. E sediou sete edições do manifesto estadual, atraindo até moradores de outras cidades. Segundo o coordenador, essa adesão acontece, em parte, pela identificação de muitas travestis e drag queens do movimento já que parte delas são cariaciquenses ou viveram aqui. O município hoje conta com um Fórum Municipal LGBT, que dialoga com ativistas e poder público. Além disso, Cariacica foi a primeira cidade capixaba a discutir a criação e a instalação do Conselho Municipal LGBT. Os integrantes tomaram posse em dezembro de 2013.  

Direitos

A coordenação de Diversidade Sexual, que faz parte da Gerência de Direitos Humanos, é o setor responsável por discutir políticas públicas voltadas para os cidadãos LGBTs de Cariacica e pelo diálogo com entidades para o enfrentamento ao preconceito.  

Serviço

IV Manifesto LGBT de Cariacica   Quando: domingo (20), a partir das 15h Concentração: em frente ao banco Santander (avenida Expedito Garcia, Rua da Feira). Programação: apresentação do djs Thiago Lugon e Rafa Arkanjo e Os Vingadores do Funk Atrações: as drag queens Fernanda Lira, Tays Spiller, Cirax Saymo, Elétrica e Ryslley Mais informações: 3226-5982.

Pontos moeda