Geral

Alimentos que causam cólica no bebê. Fuja deles durante a amamentação!

Tudo o que a mãe come vai para seu filho através do leite materno. Por isso, ela deve evitar alimentos industrializados, bebidas com gás e chocolate

Corante, temperos e molhos picantes podem provocar cólica - Foto: Divulgação

Não tem coisa que enlouquece mais uma mãe do que ver seu bebê se contorcendo de cólica. Ele chora sem parar, fecha a mãozinha e faz os pais perderem o fôlego. Apesar de estar presente na maior parte dos bebês até, geralmente, os seis meses de vida, a cólica pode ser amenizada com algumas atitudes importantes tomadas por ela própria – afinal, mãe, o seu bebê é o que você come! 

A nutricionista do Programa Viver Bem da Unimed Vitória Danielly Serrano lembra que o bebê não nasce com seu intestino pronto e acaba se tornando sensível ao que ingere, através do leite materno. Por isso, as mães que estão amamentando devem ter todo cuidado possível com a alimentação para não transferir através do leito substâncias que causam cólica em seu filho.

"Corante, aromatizantes, temperos e molhos picantes podem provocar cólica e até trazer problemas em longo prazo para o bebê. A mulher que amamenta também deve evitar alimentos embutidos, sucos industrializados e bebidas com gás, mesmo que seja água gaseificada”, destaca Danielly.

Chocolate também está na lista dos alimentos que não devem ser ingeridos por causa da gordura e do leite contidos nele. E além disso, é fundamental que a mulher tenha atenção à quantidade de tudo o que ingere. "Às vezes a mãe acha que o problema está no alimento, mas na verdade está na quantidade excessiva que ela come", ressalta a nutricionista.

A intolerância intestinal varia de criança para criança, por isso há alimentos que podem causar a temida cólica em alguns bebês. A mãe deve observar a reação do bebê. Se a dor potencializar após ela ingerir determinado alimento, é melhor suspender o uso. Danielly cita alguns: leite, ovo, feijão, couve, repolho, batata doce e brócolis.

No caso de Monica, o brócolis causava cólica na filha Milena - Foto: Divulgação

A psicóloga Monica Vieira logo percebeu que o brócolis era o grande responsável pelas crises de cólica de sua filha Melina, hoje com um ano e quatro meses. E suspendeu o alimento. "A Melina não teve reação com o leite e seus derivados, mas ela sofria quando eu comia brócolis. Fiquei sem comer até ela completar os três meses, quando as cólicas acabaram", conta Monica. 

Colocar o seu filho para arrotar após a mamada também é fundamental. Isso faz com que ele elimine o ar ingerido durante a amamentação e, assim, evita que ele tenha mais cólica.

Coloque seu bebê para pedalar

Durante as crises de cólica da Melina, Monica recorria a uma importante técnica para amenizar a dor da sua pequena: a massagem que aprendeu no curso de gestante. Não tem mistério e pode ser um alívio para seu bebê. Ao perceber o desconforto, acaricie a barriga da criança com movimentos circulares no sentido horário e, com as mãos em forma de concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base das costelas em direção ao púbis. Atenção: o toque deve exercer uma pressão suave.

Exercitar seu filhote também é eficaz para combater a cólica. Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele, as coxas pressionando levemente a barriga. Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. 

Pontos moeda