Geral

Orca encalhada vai passar a noite em praia de Anchieta

A equipe formada para monitorar o animal decidiu que irá manter o atendimento na praia com uma unidade veterinária móvel adaptada durante a noite

Animal marinho raro na costa capixaba permanece encalhado em Anchieta Foto: Divulgação

Uma Orca fêmea adulta, com 5,5 metros de comprimento, pesando aproximadamente 2 toneladas, encalhou na manhã desta quinta-feira (14) na praia de Castelhanos, em Anchieta. O animal vai passar a noite no local e não está descarta a possibilidade dele ser sacrificado. 

Segundo o gerente de monitoramento ambiental do CTA, Bruno Berguer, o animal apresenta quadro de saúde ruim, expelindo muita secreção. “A equipe que está trabalhando no local teve sucesso em colocar a Orca dentro da água, contudo, ela voltou a encalhar. Não conseguia sequer boiar sozinha, está muito magra”. 

A equipe formada para monitorar o animal decidiu que irá manter o atendimento na praia com uma unidade veterinária móvel adaptada durante a noite. Podendo ainda, decidir pelo sacrifício da Orca, caso o animal fique agonizando e em sofrimento.

Porém, se a situação permanecer a mesma, na manhã desta sexta-feira (15) a equipe deverá decidir por manter o atendimento na praia, ou ainda, a transferência para um local apropriado, podendo ser fora do Estado. Na possibilidade de transferência, uma especialista da Austrália poderá ser requisitada.

Berguer diz que causa estranheza esse animal aparecer no litoral do Espírito Santo, pois é um animal oceânico em nossa região. O fato dela ter encalhado, provavelmente, se deve pela condição de saúde. 

Pontos moeda