Geral

Correios do Estado devem receber 20 mil cartas para o Natal

A equipe dos Correios trabalha para promover o apadrinhamento de 100% das crianças, mas caso isso não ocorra, todas as cartas não-adotadas receberão a carta-resposta do Papai Noel

O projeto das cartinhas para o Papai Noel ganhou grandes proporções e por isso este ano os Correios limitaram em 20 mil Foto: Divulgação

Crianças de todo o Espírito Santo já sonham com o presente que o Papai Noel vai trazer para elas neste Natal. Para agradar o bom velhinho a garotada está escrevendo suas cartinhas, colocando suas histórias e desejos no papel. Entre os principais pedidos estão brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares. Nos próximos dias as cartas serão entregues pelas escolas para serem cadastradas pelos Correios, que se encarregam de fazê-las chegar às mãos do Papai Noel.

As cartinhas são de crianças até o 5º ano, matriculadas em escolas públicas de todos os municípios, localizadas em região de vulnerabilidade social. Os colégios inscritos foram indicados pelas secretarias municipais e estadual de educação.

O projeto ganhou uma grande proporção, por isso os Correios no Estado limitaram em 20 mil o número de cartas a serem recebidas, 5 mil a mais do em 2013. A decisão tem como principal objetivo preservar os sentimentos das crianças e a crença no Papai Noel, evitando que a garotada envie cartas em número superior ao de presentes doados. A equipe dos Correios trabalha para promover o apadrinhamento de 100% das crianças, mas caso isso não ocorra, todas as cartas não-adotadas receberão a carta-resposta do Papai Noel.

Padrinhos

Toda a campanha só é possível graças aos ajudantes do Papai Noel, colaboradores dos Correios e a voluntários da sociedade. Os padrinhos e as madrinhas que quiserem contribuir para um Natal mais mágico e feliz de milhares de pequenos capixabas poderão adotar as cartinhas a partir do dia 12 de novembro em uma das 112 agências de Correios de todo o Espírito Santo, em qualquer um dos 78 municípios. O período de apadrinhamento e retorno dos presentes vai até 03 de dezembro. Cada pessoa pode adotar quantas cartas quiser, desde que haja o real compromisso de retornar os presentes.

Os Correios também esperam contar com o apoio de empresas que se sensibilizem com a causa. Doações por pessoas jurídicas e corporativas são permitidas e fundamentais para atingir a meta de 20 mil presentes.

Como funciona

A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, e, em seguida, disponibilizadas para adoção em unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.

Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Educação

O Projeto Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio - “Educação básica de qualidade para todos”. As crianças são estimuladas a escrever uma redação, uma carta ao bom velhinho. Elas aprendem também a endereçar corretamente, usar o CEP e o selo.

Antes de as crianças começarem a redação das cartinhas, representantes dos Correios se reuniram com educadores de todas as escolas participantes do Estado e disponibilizaram um material de orientação produzido pelos Correios sugerindo a forma de trabalhar o tema “Natal” com as crianças. Assim, os Correios querem estimular o desenvolvimento de valores como bondade, perdão e solidariedade, além de ensinar que o Natal é uma época de confraternização, diminuindo o apelo comercial da data.

Histórico

De todos os programas desenvolvidos pelos Correios, sejam da área ambiental, social ou esportiva, o “Papai Noel dos Correios” é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza o maior número de voluntários.

O projeto, que em 2014 completa 25 anos, surgiu quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao Bom Velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas, outros envolviam também a comunidade. A quantidade de cartas enviadas ao Papai Noel crescia a cada ano e em 1996 a campanha “Papai Noel dos Correios” tornou-se corporativa, passando a contar com a participação da sociedade na adoção das cartas.

Site institucional

No site da campanha Papai Noel dos Correios você encontra mais informações sobre o projeto corporativo, o vídeo e a música institucionais, que estão emocionantes. Em breve, haverá a atualização dos cronogramas da Campanha 2014 em cada Estado e os endereços das agências de Correios para adoção. Acesse: http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/.

Serviço:

Projeto Papai Noel dos Correios – 2014 – 25 anos

Adoção de cartas: 12/11 a 3/12

Prazo final para retorno dos presentes: 3/12

Entrega dos presentes às crianças nas escolas: 10/12 a 12/12

Pontos moeda