Geral

Central vai pedir imagens de câmeras para identificar causas de acidentes na Terceira Ponte

As paradas de veículos quebrados e com “pane seca” já estão sendo fiscalizadas pelo Batalhão de Trânsito. A prática começou na última terça-feira (9)

O trânsito fica congestionado principalmente nos horários de pico Foto: Gabriel Gomes

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar informou nesta sexta-feira (12) que vai pedir todas as imagens das câmeras da Rodosol que flagraram acidentes na Terceira Ponte. Essa medita é para entender as maiores causas de acidentes na via e diminuir os engarrafamentos.

Segundo major Cleber Bongestab, um dos responsáveis pela ação que acontece na ponte para amenizar os congestionamentos, essas imagens são necessárias para que a polícia saiba como agir. “Na ponte não há curvas perigosos e é um local bem sinalizado. Não conseguimos entender ainda o motivo de haver tanto acidente. Vamos estudas todos os flagrantes nas imagens para saber o que é necessário fazer para que esse número diminua”, afirmou.

Outro ponto que tem sido fiscalizado são os veículos quebrados e com “pane seca”. A ação prática começou na última terça-feira (9) e, de acordo com o major, todos os carros são fiscalizados independente do motivo da parada. “Estamos trabalhando e buscaram resolver os problemas em cima da ponte com maior agilidade. Quando a parada é por falta de combustível ou o veículo não é conservado e teve problemas, uma multa é aplicada”, contou.

Solução em Vitória

Na capital capixaba o fluxo de veículos nos acessos a Terceira Ponte e na praça de pedágio é muito grande. De acordo com Bongestab, a ideia em Vitória é tentar canalizar os veículos antes de chegarem na praça de pedágio. “Isso porque os motoristas quando chegam na praça procuram a cabine com menor fila. A ideia é cada via ser direcionada para uma cabine”, disse.

Segundo ele, não é possível solucionar todo o problema, mas sim melhorar a situação no local. “Não vamos resolver o problema, mas estamos tentando impedir que os carros fiquem muito tempo parados, sem se movimentar, para não causar estresse aos motoristas e por quem passa no local”, completou.

Ação na ponte 

Chamada de Central de Monitoramento, o Governo do Estado, em parceria com a Rodosol, guardas municipais de Vitória e Vila Velha e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar começou, na última sexta-feira (5), e atuar em conjunto para diminuir os engarrafamentos na Terceira Ponte nos horários de pico.

A parte prática da ação integrada para estudar e tentar reduzir os problemas de tráfego na Terceira Ponte, que liga Vila Velha à capital capixaba começou na última terça-feira (9). Os agentes de trânsito e da Polícia Militar foram conferir de perto os problemas passados pelos motoristas e passageiros de ônibus. Com um carro sem identificação, os profissionais percorrem as vias de acesso à ponte em Vila Velha.

Durante os primeiros dias da ação, o major contou que foi possível notar uma melhora no trânsito em Vila Velha. “Tenho visto um bom empenho principalmente da Guarda Municipal de Vila Velha. O número de agentes nas ruas aumentou e os congestionamentos diminuíram. Um problema que ainda não conseguimos solucionar é na Avenida Carioca, em Vila Velha. Isso porque muitas pessoas atravessam na via principalmente nos horários de maior quantidade de veículos. Os carros precisam parar, pois a preferência é dos pedestres, mas isso gera um problema”, apontou.

Pontos moeda