Geral

"Rapunzel" existe e mora em Jardim Carapina, na Serra

Na casa da família Paiva, não cortar o cabelo é um hábito antigo. No início, era uma questão religiosa, por causa da igreja que frequentavam, contudo, depois virou uma tradição

Rapunzel capixaba não corta os cabelos há 16 anos Foto: Reprodução TV Vitória

A Rapunzel não existe só nos desenhos animados. Em Jardim Carapina, na Serra, mora Jardilene de Paiva, conhecida como a "Rapunzel capixaba". Há 16 anos ela não corta os cabelos, tem duas filhas, é copeira e trabalha em um hospital no município.

“Conheci meu esposo na igreja Assembleia, casei com ele e parei de cortar cabelo, então tem 16 anos que eu não corto o cabelo. Tem gente que se questiona e me pergunta porque eu não corto o cabelo”, explicou.

Na casa da família Paiva, não cortar o cabelo é um hábito antigo. No início, era uma questão religiosa, por causa da igreja que frequentava, contudo, depois virou uma tradição. As filhas seguem o costume da mãe e consideram bonitas as longas madeixas.

As adolescentes Vanessa, de 11 anos, e Eduarda Paiva, de 8, afirmam que não dá trabalho ter o cabelo grande. "Eu já me acostumei” diz Vanessa. E ainda acrescenta que gosta porque é igual aos desenhos da boneca Barbie que tem o ‘cabelão’.

Cuidar de um cabelo curto é fácil, mas lavar, tratar e pentear um cabelo igual ao da Rapunzel capixaba é mais difícil, ela demora um tempo a mais para cuidar do cabelo.             

E para quem acha que o gasto da família com produtos para cabelo é alto, está enganado. Jardilene tem uma dica para se ter um cabelo longo, bem tratado e o melhor: sem gastar muito dinheiro.

“A gente utiliza sabão para lavar o cabelo, porque o sabão é antibactericida, e creio que faz bem para o cabelo. Passo também xampu, penteio e depois o creme apenas nas pontas”, diz Jardilene.

E a família segue feliz como no conto de fadas e estão satisfeitas com os elogios que recebem.

Pontos moeda