Geral

Veja o que funciona nos feriados de domingo e segunda em Vitória

De acordo com a Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), os supermercados de Vitória poderão abrir apenas das 8 horas às 18 horas

Supermercados de Vitória funcionarão em horário especial e os bancos ficarão fechados na próxima segunda Foto: Divulgação

O feriado da Independência do Brasil é comemorado neste domingo (07) e Vitória completa 463 anos na próxima segunda-feira (08), e o comércio da Grande Vitória terá algumas alterações no funcionamento durante os feriados. Os supermercados de Vitória poderão abrir das 8 horas até as 18 horas durante o feriado. Já as lojas do Pólo de Modas da Glória, os supermercados e prefeituras dos outros municípios funcionarão normalmente.

Para o Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro, a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes ficará totalmente interditada das 6 às 11 horas neste domingo (07), no sentido rodoviária, no trecho entre as ruas Dom Bosco e Josué Prado. O outro sentido da via, em direção a Camburi, e a rua Getúlio Vargas ficarão totalmente interditados desde as 22 horas deste sábado (06). As avenidas Princesa Isabel e Governador Bley também ficarão interditadas das 6 às 11 horas

Já a  festa de aniversário de 463 anos de Vitória terá direito a "Parabéns pra você", bolo e muitas atrações artísticas e culturais no Parque Moscoso, no Centro. A comemoração começa às 9 horas, com a apresentação "Cajun, dança que Vitória dança". Passarão pela Concha Acústica 150 crianças de oito unidades do projeto Caminhando Juntos (Cajun). Os pequenos fizeram a coreografia exclusivamente para o evento. "É uma retribuição, um 'muito obrigado' das crianças pelo que a cidade de Vitória tem feito por elas", disse o professor e articulador cultural do projeto, Júlio Barros.

Confira os horários de funcionamento:

Supermercados

De acordo com a Associação Capixaba de Supermercados (ACAPS), os supermercados de Vitória poderão abrir apenas das 8 horas às 18 horas. 

Shoppings

Vitória: No domingo (7), as lojas e estandes do Shopping Vitória não vão abrir. A praça de alimentação abrirá das 11 às 22 horas. O cinema funciona conforme horário das sessões e o Centro Médico Odontológico estará fechado.

Norte Sul: O Shopping Norte Sul funcionará normalmente das 15 horas às 21 horas no feriado. 

Boulevard Vila Velha: O Shopping Boulevard Vila Velha funcionará das 11 horas às 21h30. 

Shopping Moxuara: No domingo (7), feriado da Independência do Brasil, algumas lojas e stands do Shopping Moxuara, funcionam das 13 horas às 21 horas

Praia da Costa, Mestre Álvaro e MontSerrat: As lojas, stands e praça de serviços estarão fechadas. A praça de alimentação, lazer e cinemas funcionam de 11 horas às 22 horas.

Boulevard: As lojas do Shopping Boulevard não irão abrir no próximo domingo (07). A praça de alimentação e a área de lazer irão funcionar de 11 horas às 22 horas. O cinema funciona de acordo com os horários das sessões.

Shopping Norte Sul: No feriado do próximo domingo (07), as lojas estarão fechadas e a praça de alimentação abre das 11 horas às 20 horas. O cinema funcionará normalmente. 

Lojas

Pólo de Moda Glória

As lojas da Glória, em Vila Velha, vão funcionar de 9 horas às 18 horas. Com o feriado no domingo (07), foi prorrogado até a próxima segunda-feira (08), o Dia de Glória. 

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos de Vitória não funcionarão na próxima segunda-feira (08). As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, no dia 9, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Escolas

Não haverá aula nas escolas de Vitória na próxima segunda-feira (08). Nos demais municípios, as aulas serão normais para estudantes da rede pública e privada.  

Prefeituras

Apenas a Prefeitura de Vitória não funcionará na próxima segunda-feira (8). As prefeituras de Vila Velha, Cariacica e Serra funcionarão normalmente. 

Comércio

A Fecomércio-ES informou que é permitido o funcionamento do comércio no feriado municipal de Vitória no dia 08 de setembro, conforme autorizado pela Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre a Fecomércio-ES e o Sindicomérciários. Mas está vetado o trabalho no feriado nacional do dia 07 de setembro.

O comerciário que trabalhar no feriado do próximo domingo (07) receberá um acréscimo de 100% independente de trabalharem ou não em regime de escala. A remuneração prevista não poderá ser inferior a R$ 60 bpor dia trabalhado e deverá ser paga no final do expediente.

Pontos moeda