Geral

Bike GV completa um ano com mais de 50 mil ciclistas transportados

No mês de dezembro, o ponto de parada da Praça da Ciência, em Vitória, passará a ser na Avenida Nossa Senhora da Penha, perto da Praça do Pedágio, de segunda-feira a sábado

Foto: Divulgação/Governo

O serviço especial Bike GV completa nesta terça-feira (18) um ano de funcionamento. Desde a inauguração do serviço, em 18 de novembro de 2013, até o último dia 14 de novembro, foram transportados 51.675 ciclistas. No mês de dezembro, o ponto de parada da Praça da Ciência, em Vitória, passará a ser na Avenida Nossa Senhora da Penha, perto da Praça do Pedágio, de segunda-feira a sábado. Nos domingos e feriados, ele continuará na Praça da Ciência. 

A mudança do ponto é uma sugestão dos próprios usuários da linha 400, para que nos horários de pico seja possível desembarcar logo após cruzar a ponte, evitando, assim, eventuais congestionamentos no trecho até a Praça da Ciência. Com a mudança do ponto também será estendido, para as 23 horas, o horário de circulação do Bike GV. A extensão de horário vai beneficiar estudantes da Ufes, UVV e trabalhadores dos shoppings Praia da Costa, Vila Velha e Vitória.  

Nos primeiros 30 dias de funcionamento da linha, foram transportados 2.709 ciclistas. Já no último mês de outubro, esse número chegou a 4.922. No início da operação, a procura maior era registrada nos fins de semana. Com o passar dos meses, observou-se que o perfil do usuário mudou, sendo a procura maior de segunda-feira a sexta-feira. “Percebemos que o público passou a ser de estudantes e trabalhadores”, explica a diretora de Operações da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Rosane Giuberti. 

Atualmente, são transportados uma média de 152,3 ciclistas nos dias úteis, 109,0 aos sábados, e 127,7 aos domingos. Foram realizadas mais de oito mil viagens programadas. A capacidade da frota, composta por dois veículos, é de 17 bicicletas cada. A passagem vale R$ 1,20, que pode ser paga em dinheiro ou por meio de bilhetagem eletrônica. As gratuidades previstas em lei também são aplicadas.

Pontos moeda