Geral

BR fechada, pontes e estradas destruídas e bairros alagados devido a chuva em Aracruz

Na sede do município, 25 pessoas ficaram desalojadas, no bairro Cohab IV, e já estão nas casas de familiares. A prioridade é atender moradores que foram retirados de casa

As chuvas continuam a atingir a região de Aracruz desde a tarde de quinta-feira (13), com mais intensidade que a registrada no final do mês de outubro. Os locais mais prejudicados foram o interior do município, como em Jacupemba, com pontes destruídas e estradas rurais danificadas, e Guaraná com várias regiões alagadas. A BR-101 que corta o distrito ficou interditada.

A chuva em Aracruz interditou a rodovia BR-101, no distrito de Guaraná, em Aracruz Foto: Site de Linhares

O nível pluviométrico registrado foi de 356 mm em Guaraná, e a média de 400 mm em Jacupemba. As Secretarias de Habitação e Defesa Civil do município juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho ainda fazem o levantamento do número de desalojados e desabrigados. As famílias de Guaraná estão sendo encaminhadas para os abrigos próprios da Prefeitura, Escolas Municipais e igrejas.

A prioridade da prefeitura é atender moradores que foram retirados de casa por medida de segurança. A Secretaria de Obras e Infraestrutra deu início aos procedimentos para desobstruir locais e fazer a retirada de entulhos, mas algumas medidas só poderão ser retomadas quando as águas baixarem.

Na sede do município, 25 pessoas ficaram desalojadas, no bairro Cohab IV, e já estão nas casas de familiares. A Escola Municipal Cinderela, localizada no bairro do Limão suspendeu as aulas nessa sexta-feira (14) devido ao risco de desabamento de um barranco nos fundos da escola.

Previsão do tempo

O tempo fechado deve predominar durante esta sexta-feira (14), na maior parte do Espírito Santo. De acordo com a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva, a partir da tarde, na região serrana e maior parte da região sul. 

Na Grande Vitória, a chuva é rápida. Em algumas áreas do Norte do Estado, a chuva ainda pode ser moderada ou forte, podendo acarretar em acumulados localmente significativos. 

No sábado (15), não terá aberturas de sol na metade norte capixaba, onde ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia por causa da presença de um canal de umidade. A chuva ainda pode ser significativa em alguns pontos desta área do Estado, podendo acarretar em acumulados localmente significativos. Para as demais regiões do Espírito Santo, a previsão é de chuvas rápidas pela manhã e diminuição da nebulosidade ao longo do dia. 

Já no domingo (16), o dia será de predomínio de sol e poucas nuvens em todo o Estado e não deve chover.

Pontos moeda