Geral

Polícia prende 40 manifestantes em Hong Kong

Redação Folha Vitória

Hong Kong - O superintendente da Polícia de Hong Kong Tsui Wai-hung disse neste domingo que 40 manifestantes foram presos, acrescentando que as autoridades não abandonarão uma estrada, uma importante via, que permanece bloqueada.

Líderes estudantis em Hong Kong convocaram os manifestantes a bloquearem os escritórios do governo na noite deste domingo (horário local), dentro das manifestações pró-democracia, que já estão em seu terceiro mês e com poucos sinais de uma solução.

A Federação de Estudantes de Hong Kong (HKFS) e o Scholarism, os dois grupos que lideram os protestos, pediram a milhares de pessoas reunidas em um local de manifestação no centro de Hong Kong para que cercassem os escritórios do governo central e o escritório do chefe-executivo, a principal autoridade de Hong Kong, a fim de impedir que os funcionários entrassem nos prédios na manhã desta segunda-feira.

A HKFS também destacou que os manifestantes deveriam permanecer pacíficos e não utilizarem a força. Os grupos de estudantes tinham pedido mais cedo aos manifestantes para que trouxessem guarda-chuvas, óculos de proteção, máscaras, alimentos e capacetes para a montagem de barracas neste domingo, a fim de proteger-se em caso da polícia responder com spray de pimenta ou gás lacrimogêneo.

Após a convocação para cercar os escritórios do governo, os manifestantes encheram as ruas ao redor do complexo, onde os edifícios e a legislatura de Hong Kong estão localizados, lutando em algumas áreas com a polícia que usou spray de pimenta e cassetetes para interromper o avanço dos manifestantes. As estações de TV locais mostraram cenas de manifestantes sangrando e policiais algemando pessoas. Alguns manifestantes ergueram barreiras nas ruas circundantes aos escritórios do governo - o primeiro movimento novo deles para tomar o território em meses.

Em um comunicado publicado no site da polícia de Hong Kong antes de a ação começar, o porta-voz da polícia Kong Man-Keung advertiu que "se alguém obstruir as funções policiais, usar a violência para atacar as linhas policiais ou tentar cercar a sede do governo, a polícia irá decisivamente fazer cumprir a lei". Fonte: Associated Press e Dow Jones.

Pontos moeda