Geral

Prazo de 20 dias para decisão sobre ar condicionado dentro do Transcol

O Ministério Público do Trabalho acionou a 8ª Vara do Trabalho de Vitória para propor as melhorias, já que os motoristas dos coletivos estão sofrendo com as condições de trabalho

Transcol poderá ter ar condicionado em toda a frota. Foto: Divulgação

Os ônibus do sistema Transcol que circulam na Grande Vitória poderão ter ar-condicionado. Na manhã desta segunda-feira o juiz titular da 8ª Vara do Trabalho de Vitória Ney Álvares Pimenta Filho, fez a audiência de instrução para decidir se os 1.658 ônibus vão mesmo precisar de ar-condicionado, motor na parte traseira e câmbio automático. 

Esses são critérios que o Ministério Público do Trabalho do Estado (MPT-ES) pede para manter a saúde da classe. A ação indica que os motoristas sofrem com o ruído do motor que fica na parte da frente, o barulho pode chagar a 80 decibéis. Há ainda os casos de lesões por esforço repetitivo, que o motorista adquire durante as trocas de marchas, que podem chegar a cinco mil por dia.

A colocação do ar condicionado nos coletivos além do conforto causaria a diminuição da velocidade, resultando em um número menor de acidentes. O MPT agora tem 20 dias para analisar as defesas dos consórcios que administram o Transcol e as empresas tem mais 15 dias para se manifestarem. 

Segundo o MPT os equipamentos não serão colocados todo de uma vez na frota, serão colocados parcialmente.

Pontos moeda