Geral

CRM promete interditar hospital São Lucas a partir do próximo sábado

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória vai ser fechado a partir do dia 20, pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, serviços de urgência e emergência serão mantidos

Hospital será fechado a partir do dia 20 Foto: Divulgação/Governo

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, vai ser interditado a partir do dia 20, pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES). Segundo o CRM apenas os serviços de urgência e emergência e a assistência aos pacientes internados serão mantidos. Para isso os médicos manterão a escala de plantão, sendo vedado o atendimento e a internação de casos não emergenciais. 

A interdição do hospital foi decidida após constatar as péssimas condições do local, como pacientes internados nos corredores, ausência de profissionais nas salas destinadas a pacientes graves, sala de cirurgia sendo usada como enfermaria, enfermarias superlotadas e pacientes graves sendo atendidos em salas de estabilização ao invés de serem encaminhados para UTI.

O presidente do CRM, Severino Dantas explicou que esteve no hospital na noite de 13 de agosto e que a visita gerou um documento enviado ao Governo. No entanto, ele alega que nenhum documento ou telefonema foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para amenizar a situação.

“Os colegas desesperados me ligaram na noite de 13 de agosto, fomos para lá as 23 horas e estava um caos. Isso gerou um documento enviado para que o Governo tomasse providência. Me desculpe secretario estadual de saúde, não recebemos nenhum documento para reunião, nem telefonema, estávamos a disposição e só agora com a  interdição decretada querem fazer reunião. Vamos continuar na batalha para melhores condições de saúde e atendimento dos pacientes e dos profissionais. A população tem q ser assistida”, declarou Dantas. 

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), a direção do hospital foi notificada e garantiu que está tomando todas as medidas cabíveis para evitar a interdição. 

Pontos moeda