Geral

PF deflagra no ES operação contra tráfico internacional de armas

Redação Folha Vitória

Brasília - A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 29, no Espírito Santo, a operação Arsenal II com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua com tráfico internacional de armas de fogo.

De acordo com a PF, o grupo criminoso tinha como líderes agentes penitenciários que viajavam para a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e, de lá, adquiriam armas no Paraguai de onde eram transportadas até o Espírito Santo para alimentar uma rede de comércio ilegal de armas e munições. A organização teria iniciado a atuação nos últimos dois anos, período em que teriam sido comercializadas de forma ilegal mais de 500 armas de fogo e incalculável quantidade de munições adquiridas no Paraguai.

As investigações foram iniciadas há cerca de 7 meses pela Polícia Civil do ES e possibilitaram a prisão em flagrante de pessoas com aproximadamente 20 armas de fogo e munição. Com a prisão, foi constatada a atuação internacional da organização, fato que levou a investigação à Polícia Federal. A partir de então, houve atuação conjunta e coordenada das forças policiais e do Ministério Público Federal.

A operação desta segunda-feira contou com a participação de 30 policiais federais e 160 policiais civis. Ao todo, foram cumpridos 24 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, cujas ordens judiciais foram expedidas pela 2ª vara da Justiça Federal de Vitória/ES.

Pontos moeda