Geral

Que tal relaxar? Vila Velha oferece curso gratuito de meditação

Atualmente, participam do curso funcionários da saúde e pacientes do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). “As palestras não exigem continuidade

O Curso de Meditação, oferecido em Vila Velha, terá a sua última palestra do ano nessa quinta-feira (18). O curso vai continuar em 2015 e a população de Vila Velha está convidada a participar. As palestras são mensais, com duração de uma hora, e acontecem no auditório da Secretaria de Saúde.

Atualmente, participam do curso funcionários da saúde e pacientes do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). “As palestras não exigem continuidade. Entretanto, é interessante participar do máximo de palestras, pois ensinam as pessoas a meditarem de várias formas e em várias situações. Os benefícios da meditação para a saúde são inúmeros”, disse a enfermeira do Cemas e responsável pelo curso, Sheila Barcelos.
 
O palestrante é o filósofo Francis Kurkievicz. Ele faz o trabalho voluntariamente e ressalta os benefícios da meditação. “De imediato, toda a prática é realizada para descansar a mente. Proporciona melhora na atenção e na concentração. Ajuda no combate a dores no corpo, regula o sono, abaixa a pressão arterial. E para quem tem a prática, a longo prazo, os benefícios são ainda maiores. Auxilia no tratamento de grande parte das doenças modernas, como o stress e doenças cardiovasculares", afirma.
 
“No curso, ensinamos como fazer a meditação em casa e em outros locais também, como na sala de espera dos médicos ou no ponto de ônibus, mesmo sentada ou em pé, de olhos abertos. Ensinamos a utilizar a prática em diversos ambientes. Então, aquele tempo de espera no médico, ponto de ônibus, deixa de ser um momento de desconforto para trazer benefícios à saúde”, completou.
 
A ideia do curso veio de uma experiência que a enfermeira Sheila teve quando participou de um curso no Governo do Estado. “O curso durou meses e foi todo sobre as práticas integrativas e complementares, para prevenção de doenças e promoção de saúde. Achei ótimo! Apliquei na minha vida e trouxe a ideia para Vila Velha. Como o palestrante aceitou ser nosso voluntário, não pensamos duas vezes e começamos a aplicar aqui. Esse ano, como início do curso, resolvemos convidar os funcionários da secretaria e os pacientes do Cemas Mais Saúde. Em 2015, esperamos um aumento no número de participantes, pois os benefícios são ótimos”, finalizou.
 
O curso continua em 2015 e terá suas datas divulgadas no site da prefeitura trimestralmente.

Pontos moeda