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Vitória é premiada por ações no turismo e prefeito diz que cidade está na moda

O prefeito Luciano Rezende explicou que Vitória está na moda, e que o turismo é uma vocação natural da cidade. Ações para o próximo ano são de música em vários locais da cidade

Vitória foi premiada por registrar evolução no turismo Foto: Divulgação/Prefeitura

A cidade de Vitória foi premiada nesta terça-feira (16), em Brasília, por registrar a maior evolução no quesito Aspectos Ambientais do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, uma pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. A Capital registrou uma elevação de 7,7 pontos, subindo a nota de 72 para 78,7 em Aspectos Ambientais, o que a coloca na 7ª posição da lista deste quesito. A primeira colocada neste critério é Curitiba (PR), com 90,9 pontos.

"O objetivo é analisar a capacidade de um destino superar as suas próprias barreiras e evoluir de maneira sustentável, administrando desafios e impondo novas metas para uma nova realidade", afirma o ministro do Turismo, Vinícius Lages.

O prefeito Luciano Rezende explicou que Vitória está na moda, e que o turismo é uma vocação natural da cidade. “Temos colocado muito foco no turismo, por isso mesmo, as Secretaria de Turismo fica junto da Secretaria de Geração de Renda. Estamos sempre capacitando a mão de obra e a geração de renda ligadas ao turismo".

Para o próximo ano, o prefeito garante que o turismo vai se fortalecer ainda mais com as ruas vivas, que vão funcionar 24 horas, ciclovias, e a intensificação da limpeza das praias e da cidade. “Teremos o Mar de Música que vai acontecer no verão, com vários locais com música por toda a cidade. Teremos novamente a Virada Cultural, e estamos revitalizando o Centro para receber várias atrações culturais”, explica Resende.

A premiação levou em conta o fato de Vitória contar, por exemplo, com ações como a presença de um Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ativo e de um Código Ambiental Municipal. Além disso, a cidade possui rede pública de distribuição de água, que atende a mais de 90% da população local, além da estação de tratamento de água. Outros itens também foram considerados como estrutura e legislação municipal de meio ambiente, atividades em curso potencialmente poluidoras, rede pública de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto, além da coleta e destinação pública de resíduos e da existência de Unidades de Conservação no território municipal.

Outra iniciativa que levou a cidade a conquistar o prêmio está no Projeto Ecobase Ilha das Caieiras, desenvolvido na Baía Noroeste de Vitória, região de manguezal urbano. O objetivo é promover a educação ambiental e a geração de renda por meio da criação de produtos e serviços turísticos baseados na cultura local. Em parceria com o Instituto Capixaba de Ecoturismo foram criados três roteiros de visitação ao mangue – Rio Santa Maria, Canal dos Escravos e Paneleiras – a bordo de barcos conduzidos por moradores habilitados.

A Ilha das Caieiras já recebia visitantes atraídos principalmente pelos restaurantes de gastronomia típica, como a moqueca e a torta capixabas, além da tradicional atividade das desfiadeiras de siri e do cenário composto de espécies da fauna e flora típicos do mangue. Atualmente, o projeto passa por uma remodelagem e, no próximo ano, um quarto roteiro será oferecido – voltado para os tesouros arqueológicos da região, onde foram encontrados sambaquis com mais de 2 mil anos de idade.

Na conta também entrou a avaliação do projeto Caminhos da Capixaba, desenvolvido em parceria com o Instituto Goia e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa promoveu a restauração das trilhas do Parque Natural Municipal da Gruta da Onça, uma área de Mata Atlântica com 68.914 metros quadrados, localizada no Centro Histórico, além da recuperação do chafariz da Capixaba, que data de 1820. Moradores do Forte São João, bairro vizinho à unidade de conservação, foram capacitados como jardineiros ecológicos e condutores. As visitas monitoradas serão iniciadas em 2015.

O ESTUDO 

No índice geral de competitividade, Vitória está posicionada em 11º lugar, com 73,2 pontos. As variáveis consideradas pela pesquisa são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008 e a versão de 2014 é a sexta da série histórica.

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