Geral

Beltrame critica falta de ordenamento urbano em favelas com UPPs

Redação Folha Vitória

Rio - Na presença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e de representantes da prefeitura, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, reclamou nesta sexta-feira, 02, da falta de ordenamento urbano em "todas" as favelas "pacificadas", que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Segundo ele, em comunidades da zona sul o efetivo de PMs nas UPPs terá de ser aumentado em mais de 30% em relação ao que planejado devido a novas construções irregulares mesmo sob os "olhos do poder público".

Não foi a primeira cobrança de Beltrame a governantes quanto às UPPs: desde o início das ocupações, em 2008, ele se queixa de que os serviços públicos como saneamento, educação e saúde não têm chegado junto com a polícia, como preconizava a concepção do projeto. Responsável por levar o "social" às comunidades com UPPs, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) já rebateu algumas vezes as afirmações de Beltrame, dizendo que os serviços têm chegado à população.

"Na sede da UPP do Pavão-Pavãozinho (Copacabana), eu conseguia ver todo o Rio. Esses dias eu subi lá pelo lado esquerdo e já não consigo mais olhar. E isso aconteceu aos olhos do poder público. Aí temos de colocar mais 100 policiais, depois 200, um batalhão e assim sucessivamente, e desta forma a polícia vai se esgotar em si mesma", disse o secretário.

Ele participou da inauguração da companhia da PM (espécie de mini UPP) no morro do Banco, que faz limite com condomínios caros no Itanhangá, zona oeste. Ao lado de Pezão, Beltrame disse que, na hora em que a unidade era inaugurada, câmeras flagraram um caminhão despejando material de obras nas favela.

O governador não pareceu incomodado com o "puxão de orelhas" de Beltrame e repassou a crítica à prefeitura. Pediu ao subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Alex Costa (secretário de Ordem Pública na gestão Paes até abril passado), para "ajudar muito na ordenação urbana".

"Não podemos deixar as comunidades crescer desordenadamente. O que o Beltrame falou é certo: não há contingência de polícia para dar vazão a isso tudo. O prefeito tem nos ajudado muito, mas ainda temos de fazer esse dever de casa", disse Pezão.

Na primeira entrevista após ser empossado na quinta-feira, 01, o governador dissera que Beltrame e o novo comandante da PM, coronel Pinheiro Neto, anunciariam nesta sexta novas medidas de segurança para o Estado. O novo comandante, entretanto, só tomará posse na segunda-feira.

Beltrame não quis antecipar quais serão as ações. Disse apenas que, antes que uma nova UPP seja instalada, a Secretaria de Segurança quer concluir a transferência de comando da Força de Pacificação do Complexo da Maré, do Exército para a PM, o que só deve acontecer em junho.

Pontos moeda