Geral

Empresários capixabas adotam estratégias para reutilizar até 80% de água na indústria

Alguns empresários já se prepararam e criaram alternativas para a reutilização da água, para uso consciente. Em uma empresa capixaba, o reaproveitamento da água chega a 80%

A fábrica de granito que fica localizada na Serra, reutiliza até 80% da água consumida Foto: Reprodução/TV Vitória

Com a grave estiagem registrada no Espírito Santo, o setor industrial está preocupado após o anúncio da Agência Reguladora de Recursos Hídricos (ANA), que promete diminuir o volume de água disponível para as indústrias se a chuva não vier.

Somente a capital Vitória, tem o pior mês de janeiro dos últimos 90 anos, com nenhuma chuva registrada durante todo o mês, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Leia também:
Estado apresenta plano para economizar água
Seca e calor provocam perda de quase R$ 1,4 bilhão na agropecuária capixaba

Alguns empresários, porém, já se prepararam e criaram alternativas para a reutilização da água. Em uma empresa capixaba, localizada em Serra, o reaproveitamento da água chega a 80%.

O granito entra na máquina na linha de produção. Primeiro é realizado o polimento da pedra.

A água cai nas canaletas e segue para um compartimento. Ela é, então, bombeada até um filtro no alto. Por meio de um processo conhecido como decantação, a água e o resíduo do granito são separados.

A empresa também capta água da chuva. Atualmente, o reservatório tem 80 mil litros, o que dá para um consumo de mais 70 dias.

Pontos moeda