Geral

Multa para quem usar água potável para lavar carros e calçadas em Vitória

Vitória vai multar quem desperdiçar água. Moradores que forem flagrados lavando calçadas e carros com água potável poderão ser punidos, com multa

Prática da vassoura hidráulica será multada Foto: Divulgação

Vitória vai multar quem desperdiçar água. Moradores que forem flagrados lavando calçadas e carros com água potável poderão ser punidos com multa. A preocupação do prefeito da Capital, Luciano Rezende, é conscientizar a população para o uso correto da água e evitar desperdícios rotineiros como a vassoura hidráulica, que é quando o morador usa jatos de água para retirar a sujeira. 

"Água tratada não deve ser usada para lavar calçadas e carros. As medidas que criam uma consciência sobre o problema da falta de água devem ser feitas, pois a água não é um bem infinito”, destaca Rezende.

E outras medidas estão sendo tomadas, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada Ambiental que vai tratar de assuntos ligados à gestão da água, poluição do ar, captação e uso de energia limpa em Vitória, esgoto, saneamento e reuso de água de chuva.

O prefeito lembra que o problema de estados como São Paulo, vai chegar a todos os centros metropolitanos do Brasil e é preciso se antecipar e projetar a cidade em longo prazo.

Em Viana a secretaria de Desenvolvimento Sustentável do município já está preparando uma legislação específica para reutilização da água para as edificações.

Na prefeitura de Cariacica ainda não há penalidades e regulamento do consumo, mas o órgão trabalha com campanhas de conscientização do uso da água.

Vila Velha apóia o uso racional de água e trabalha o assunto em palestras nas escolas. No município de Guarapari não há lei específica, mas o órgão apóia e participa da campanha  "Poupe Água" da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan)

Prefeitura proíbe lavagem de carros oficiais

Em Anchieta está proibido a lavagem de carros oficiais, e a grama da cidade é molhada com água reutilizada. A prefeitura também vai licitar mil caixas d’água para serem distribuídas para famílias carentes que não possuem reservatórios de água em suas casas.

E na prefeitura foi implantado um projeto de captação de água de aparelhos de ar condicionado. Segundo a prefeitura é possível captar cerca de 200 litros de água por semana. A água captada é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral.

Pontos moeda