Geral

Verão mais quente dos últimos 38 anos mata gado e destrói lavoura em Cariacica

seca está causando prejuízo na agricultura em todo Espírito Santo. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Agricultura são preocupantes

A seca está matando o gado e destruindo a lavoura Foto: TV Vitória

A falta de água está matando o gado e destruindo a lavoura no município de Cariacica. Os produtores já não sabem mais o que fazer para amenizar os prejuízos com a estiagem. 

O córrego está sem água, o capim não é molhado, o alimento do gado seca e ele morre de fome no pasto. Esta é a situação da área rural do município, mais uma que sofre com a estiagem neste início de ano no Espírito Santo. Sem chover há mais de 30 dias, o rebanho é obrigado a comer a plantação de milho, que também está totalmente perdida. O sistema de irrigação foi montado para cultivar capim, mas sem água não há muito que fazer. Este verão é considerado o mais quente dos últimos 38 anos. 

A região que em janeiro de 2014 sofria com o excesso de água, hoje sofre com a falta dela. 

Além de gado, o produtor Amauri Grilo também planta inhame e está acostumado a produzir 200 caixas por semana. Mas as mudas que já deveriam estar na lavoura não podem ser plantadas por falta de abastecimento. “A terra já está pronta, mas infelizmente não tem como ligar a bomba porque não tem água, então o processo vai atrasar”, explica.

Por toda a região o cenário não é diferente. Desesperados, produtores tentam cavar poços para encontrar água, alimentar animais e irrigar a produção. Geraldino Possatti é produtor rural e diz que a cada dia que gasta mais para encontrar água, e só vê a produção diminuir. "Milho, inhame, tomate, pimentão, já produzi muita coisa por aqui. Estou com 80 bezerros, mas estão morrendo, já caiu quase 50% do peso”. 

Para quem vê o pasto seco e espera uma mudança no clima, a notícia não é nada animadora. Para os próximos quinze dias a previsão é de chuva pouco significativa no Espírito Santo. Estiagem que faz a capacidade dos rios que abastecem a região operarem com menos de 40% da capacidade e deixa agricultores e pecuaristas sem saberem o que fazer. 

A seca está causando prejuízo na agricultura em todo Espírito Santo. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Agricultura são preocupantes. 

Segundo o levantamento do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as perdas nas lavouras de café já chegam a 32%. Na produção de leite o prejuízo varia entre 23 e 28%, e no cultivo de frutas, está entre 20 e 30%. A oferta do tomate apresenta significativa diminuição na Ceasa. No início do mês, a entrada do produto superou 310 mil kg enquanto que esta semana, a quantidade caiu para 229 mil kg. As perdas para os agricultores podem chegar a 1 bilhão e 300 milhões de reais, no Estado, se a seca continuar por mais tempo. 

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por Exemplo, decretou Situação de Emergência na Zona Rural, devido a seca. 

Pontos moeda