Geral

Explosões para dragar Porto de Vitória causam rachaduras em casas no Forte São João

As explosões têm trazido danos aos moradores das redondezas, no bairro Forte São João, em Vitória, a reclamação é de que as casas estão rachando.

Explosões no Porto estariam rachando casas Foto: Divulgação/ Governo

As explosões para aumentar a profundidade do Porto de Vitória têm trazido danos aos moradores das redondezas, no bairro Forte São João, em Vitória. Eles reclamam que as paredes das casas estão sofrendo rachaduras.

Os próprios moradores têm filmado as explosões por celular e muitos afirmam que tiveram paredes recém construídas e até lajes rachadas por conta do impacto das explosões. 

O carpinteiro, José Carlos Dias, tem medo. “A gente tem medo que a casa vai cair, porque treme tudo parece um terremoto”.

O consultor do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do ES (CREA) José Márcio Martins afirma que as explosões podem, sim, causar as rachaduras nas casas, porém, a obra está regularizada.

Alguns moradores da região decidiram entrar na justiça contra a empresa que faz o serviço para o Porto de Vitória, já que eles não tem recebido nenhum tipo de assistência, e para conter as rachaduras tem gastado dinheiro do próprio bolso.

Em nota, a Codesa que administra o Porto de Vitória, lamentou o ocorrido e disse que todas as detonações são medidas e acompanhadas por sismógrafos posicionados em locais previamente estabelecidos e comparados, posteriormente, com os valores da norma NBR ABNT 9653/2005, com dados monitorados pelo IEMA. Até o momento nenhum resultado ultrapassou os limites estabelecidos. 

A Secretaria Especial de Portos do Governo Federal explicou que também que tudo é monitora por sismógrafos e que os laudos atestam que tudo está abaixo dos limites permitidos . Mas irá avaliar o caso para se pronunciar posteriormente. A Secretaria de Portos, em conjunto com a CODESA e consórcio executor, irá avaliar os casos para posterior pronunciamento.

Pontos moeda