Geral

Estudantes fecham avenida por três horas em forma de protesto na Serra

Os alunos são contra a implantação do programa Escola Viva e alegam que terão que estudar longe de casa. Com o protesto, a avenida Talma Ribeiro foi fechada

Os alunos bloquearam a pista por três horas e o trânsito ficou complicado no local Foto: TV Vitória

Alunos de uma escola estadual bloquearam por três horas a principal via do bairro Vila Nova de Colares, no município da Serra, na última terça-feira (17), em protesto contra a implantação do Escola Viva, do governo. 

Os estudantes alegaram que terão que estudar longe de casa. Por isso, os dois sentidos da avenida Talma Ribeiro foram fechados. 

Segundo os manifestantes, com a implantação do programa Escola Viva, alunos do ensino fundamental serão remanejados para outras unidades. Depois de chamar a atenção com o protesto, os estudantes retiraram os objetos utilizados para bloquear a passagem dos veículos e foram para casa. 

O projeto foi uma das principais bandeiras durante a campanha do governador Paulo Hartung (PMDB), e visa ampliar o número de escolas com educação em tempo integral no Espírito Santo.

Na manhã da última terça-feira (17), os estudantes reclamaram na Assembleia Legislativa. 

Em entrevista ao programa Balanço Geral, desta quarta-feira (18), o secretário estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha, explicou o projeto. "É uma escola totalmente diferente da escola que nós temos hoje. Muito melhor para que o nosso jovem do ensino médio possa chegar de manhã, às 7h30, e sair às 17 horas. Vai lanchar, almoçar, frequentar biblioteca, laboratório, terá os professores com eles o dia todo para que eles possam aprender mais. É claro que isso exige, a escola vai ter que sofrer uma modificação. As pessoas estão muito preocupadas com isso, mas vai ter uma solução para cada uma. Nós queremos começar o projeto esse ano e expandir na rede para aumentar o campo de oportunidade", afirmou.

Pontos moeda