Geral

Incêndio criminoso: Bombeiros encontram combustível em área de turfa na Serra

Há mais de um mês a fumaça que sai do solo na região de José de Anchieta, na Serra, não se trata apenas de uma combustão espontânea da turfa

Novos focos de incêndio na turfa surgiram nesta segunda-feira (30) Foto: ​TV Vitória

Há mais de um mês a fumaça que sai do solo na região de José de Anchieta, na Serra, não se trata apenas de uma combustão espontânea da turfa. Os bombeiros encontraram manchas brancas no solo, que caracterizam uso de líquido inflamável utilizado para provocar o fogo. 

O fogo que se alastrava por uma área de 250 mil metros quadrados, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. A suspeita de incêndio criminoso já existia, mas somente nesta segunda-feira (30) foi comprovado.

“Quando começou esse foco grande eu achei estranho e percebi sinais de que tinha uma substância líquida inflamável no local”, comentou o aspirante Calimam do Corpo de Bombeiros.

Várias tentativas para apagar incêndio na turfa

Os Bombeiros fizeram diversas tentativas para apagar os focos de incêndio e usaram uma técnica chamada trincheira fria onde a água é jogada com pressão muito forte para encharcar a terra por baixo da turfa. Também usaram ferramentas agrícolas, como facão, enxada, rastelo e máquinas como tratores e arados para mexer o solo e resfriá-lo e no final da tarde, e até água que vem da estação de tratamento da Cesan está sendo usada para molhar o solo. Também foi usada a água que vem dos esgotos da Grande Vitória para acabar com o incêndio.

A explicação dada para o incêndio na turfa era a combinação da falta de chuva com o calor excessivo que fazia secar a região, e gerar combustão espontânea, criando uma espécie de fermentação desse material

As Defesas Civis Municipal e Estadual estão mapeando as famílias para prestar auxílio social e orientação para algumas que se necessário saíssem de suas casas para residências de parentes ou abrigos públicos. Mas ninguém precisou sair de casa. 

Pontos moeda