Geral

Hora do Planeta: monumentos e prédios vão apagar as luzes neste sábado em Vitória

Prédios públicos e privados também aderiram à campanha. Esta é a quarta vez que a Capital capixaba participa do evento visando a conscientização ambiental

O Palácio Anchieta e o Penedo serão alguns dos monumentos que terão as luzes apagadas (Crédito: Divulgação/Reprodução/Panoramio) Foto: Divulgação

Monumentos, além de prédios públicos e privados, vão ficar às escuras neste sábado, quando acontece a campanha Hora do Planeta em todo o país. No Espírito Santo, entre 20h30 e 21h30, a sede da Prefeitura de Vitória, as Torres de Jesus de Nazareth e o Palácio Municipal terão as luzes apagadas. O Palácio Anchieta também vai apagar as luzes por uma hora. 

Prédios públicos e privados também aderiram à campanha. Esta é a quarta vez que a Capital capixaba participa do evento visando a conscientização ambiental. 

Empresas também vão adotar a medida. A Telefônica Vivo, por exemplo, também vai apagar as luzes de 23 prédios administrativos, inclusive o localizado na Reta da Penha, e diminuir a iluminação de lojas próprias

Além disso, a empresa vai enviar mais de 1 milhão de SMS para clientes e funcionários, sugerindo adesão à iniciativa. Com a ação, a operadora vai economizar mais de 2.700 kWh, o equivalente ao consumo diário de 16.000 pessoas ou consumo mensal de 19 residências. O cálculo leva em conta que cada casa gasta, em média, 146 kWh/mês.

Curiosidade

A data foi escolhida por um motivo curioso: o segundo e último fim de semana de março marcam a época dos equinócios da primavera e outono nos hemisférios Norte e Sul, respectivamente, o que permite que o pôr do sol coincida em ambos os hemisférios, possibilitando um maior impacto visual para as luzes apagadas, nesta ação.

Em 2014, a Hora do Planeta no Brasil bateu o recorde de participação de cidades brasileiras, com a adesão de 144 municípios, em todas as regiões do país. O Monumento às Bandeiras, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, em Brasília; e a Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), em Belo Horizonte, foram alguns dos 627 ícones que foram apagados de Norte a Sul do Brasil por sessenta minutos.

No contexto da Hora do Planeta, o WWF irá lançar uma petição - que poderá ser assinada até agosto – para que o governo federal crie um plano nacional para proteção e recuperação de nascentes, rios, lagos, córregos e outros mananciais, que ajudaria a aumentar a quantidade e a qualidade da água para consumo.

Pontos moeda