Política

Republicano Ted Cruz anuncia intenção de se candidatar para presidente dos EUA

Redação Folha Vitória

São Paulo - O senador norte-americano Ted Cruz anunciou na madrugada desta segunda-feira que pretende se candidatar pelo Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, quando se encerra o segundo mandato de Barack Obama. Cruz é considerado um dos republicanos mais conservadores e está no Senado desde 2012, pelo Estado do Texas. Ele é o primeiro a manifestar oficialmente a intenção de concorrer ao cargo.

Em vídeo publicado em sua conta no Twitter, no qual anuncia sua candidatura, Cruz disse que pretende liderar "uma nova geração de conservadores corajosos para fazer a América grande novamente".

Filho de mãe norte-americana e pai cubano, Cruz tem 44 anos e nasceu em Calgary, no Canadá. Há meses vinha sinalizando seu interesse pela Casa Branca. Embora seja alvo de críticas de colegas do próprio partido, ganhou respeito em 2013 ao liderar uma paralisação de 16 dias do governo, em ato contra o chamado "Obamacare", proposta de reforma do sistema de saúde dos EUA, que acabou sendo aprovada e entrou em vigor no ano passado.

As bandeiras do senador se identificam com o grupo ultraconservador do Partido Republicano, o Tea Party, como ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a favor do direito a porte de armas de fogo. Ele também se opõe à ação de Obama para aliviar deportações de

milhões de imigrantes ilegais do país e à abertura da Casa Branca a Cuba, terra natal de seu pai.

Em entrevista recente, Cruz afirmou que quer combater as "caricaturas atribuídas à direita, como estúpido, malvado ou louco". "A imagem criada na grande mídia não está em conformidade com os fatos", disse.

Nas próximas semanas, vários outros republicanos devem anunciar suas candidaturas, entre eles o governador da Flórida, Jeb Bush (irmão de George Bush), o governador de Wisconsin, Scott Walker, e outros dois senadores, Rand Paul, de Kentucky, e Marco Rubio, da Flórida. Com informações da Associated Press

Pontos moeda