Geral

Bombeiros abrem valetas para tentar conter incêndio na região de turfa na Serra

Cerca de 600 metros de valetas já foram abertos ao longo da região atingida pelo fogo, que já dura dois meses. O objetivo é impedir que chamas se alastrem ainda mais

Bombeiros ainda tentam controlar o incêndio na região de turfa, na Serra Foto: ​TV Vitória

Os homens do Corpo de Bombeiros resolveram mudar a estratégia para combater o incêndio na região de turfa, na Serra. Cerca de 600 metros de valetas já foram abertos ao longo da região atingida pelo incêndio, que já dura dois meses. O objetivo é impedir que o fogo se alastre para as áreas que ainda não foram afetadas.

As valas começaram a ser abertas na última segunda-feira (20) e têm cerca de meio metro de comprimento, atingindo o ponto onde o solo se torna argila. Acima disso, o emaranhado de material orgânico altamente inflamável precisa estar totalmente enxarcado para não voltar a se incendiar.

Em alguns pontos, o mato seco facilita que as chamas se espalhem, atingindo a superfície. O trabalho de combate ao fogo ainda não tem data para terminar. A esperança é que ele seja agilizado se a natureza contribuir.

Incêndio

O incêndio subterrâneo na área em torno do Mestre Álvaro começou a incomodar a população há cerca de dois meses, quando a fumaça atingiu residências de bairros vizinhos, e ainda não foi controlado. 

No início, os órgãos competentes falavam em uma área atingida de 700 mil metros quadrados. Na semana passada, os bombeiros calcularam em 250 mil metros quadrados a região incendiada. O consenso sobre a extensão é difícil. Segundo os bombeiros, como o fogo é subterrâneo, áreas consideradas controladas podem reacender a qualquer momento.

O incêndio começou em fevereiro, em dois pontos distintos. No início de março, o fogo se alastrou, atingindo uma terceira região, de acordo com a demarcação do Corpo de Bombeiros. 

No dia 10 de abril, a equipe de combate identificou um quarto foco. Esta semana, um sistema de comando de operações foi instalado na região, com o objetivo de reunir diferentes órgãos envolvidos no combate ao incêndio.

Pontos moeda