Geral

Indonésia executa 8 por tráfico de drogas, incluindo brasileiro, diz site

Segundo o site The Jakarta Post, a filipina Mary Jane Fiesta Veloso foi poupada após uma mulher que supostamente a usou para entrega de drogas ter se entregado à polícia.

Redação Folha Vitória
O brasileiro Rodrigo Gularte está entre os executados Foto: Reprodução

São Paulo - Apesar da intensa pressão da comunidade internacional, a Indonésia executou oito dos nove condenados à morte por tráfico de drogas, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, informa a mídia internacional.

Segundo o site The Jakarta Post, a filipina Mary Jane Fiesta Veloso foi poupada após uma mulher que supostamente a usou para entrega de drogas ter se entregado à polícia.

Além do brasileiro, foram executados o indonésio Zainal Abidin, os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, os nigerianos Sylvester Obiekwe Nwolise, Raheem Agbaje Salami e Okwudili Oyatanze, e o ganense Martin Anderson.(Francine De Lorenzo - [email protected])

No sábado (25), os condenados receberam a notificação da execução, que ocorre 72 horas após. Além de Gularte, detido em 2004 ao tentar entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína em pranchas de surfe e condenado a morte um ano depois, sete estrangeiros e um indonésio também devem ser executados. Na fila de execução há cidadãos da Austrália, das Filipinas, Nigéria e de Gana.

Em janeiro, a Indonésia executou seis traficantes de drogas, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática entre a Indonésia e o Brasil. O país asiático, que retomou as execuções em 2013, após cinco anos de moratória, tem 133 prisioneiros no corredor da morte, dos quais 57 condenados por tráfico de drogas, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

Pontos moeda