Geral

Ministro do Petróleo do Irã quer corte de 5% na produção dos membros da Opep

Redação Folha Vitória

Londres - O ministro iraniano do Petróleo, Bijan Namdar Zangeneh, pediu nesta terça-feira que os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduzam sua produção em pelo menos 5%, para impulsionar os preços após a queda dos últimos meses. A declaração sinaliza a possibilidade de mais uma reunião tensa da Opep. O próximo encontro do grupo está previsto para junho, em Viena.

A Opep tem produzido mais de 30 milhões de barris ao dia desde dezembro, quando o cartel decidiu não cortar sua produção, mesmo diante da queda forte nos preços da commodity. Liderados pela Arábia Saudita, e apesar das objeções de Irã, Iraque e Venezuela, os membros concordaram em manter sua produção, a fim de proteger sua fatia de mercado.

"Mesmo o mais conservador dos Estados-membros da Opep não acredita que a produção da Opep possa exceder 30 milhões de barris ao dia", a atual cota de produção do grupo, afirmou Zanganeh, segundo a agência de notícias estatal Shana. "Nós acreditamos que essa quantidade deve ser cortada em pelo menos 5%."

Uma redução de 5% na cota de produção da Opep representaria um corte de 1,5 milhão de barris ao dia.

A Arábia Saudita, maior produtora global de petróleo, afirmou no começo do mês que não cortaria sua produção. Em março, o país produziu 10,3 milhões de barris ao dia.

O Irã é o mais recente membro do cartel a pedir um corte na produção a seus parceiros da Opep, após o excesso de oferta causado pelo boom do xisto reduzir pela metade os preços globais da commodity. Em 3 de abril, a Associação Africana de Produtores de Petróleo, que representa os produtores de petróleo e gás de Argélia, Angola e Nigéria, também pediu um corte global na produção. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda