Geral

Mulher desmaia à espera de atendimento no PA da Glória e funcionário tenta intimidar reportagem

As cadeiras da recepção da área de emergência estavam todas ocupadas, na noite da última quarta-feira (15). Quem não conseguia lugar para sentar, precisava esperar em pé

A mulher estava sentindo dores e, à espera de atendimento desmaiou dentro do Pronto Atendimento Foto: TV Vitória

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record registrou as dificuldades dos moradores do bairro da Glória, em Vila Velha, para conseguir atendimento médico na unidade de Pronto Atendimento (PA) do bairro. Ao perceberem a presença da equipe, um funcionário chegou a tentar intimidar a reportagem. Sem atendimento, uma mulher acabou desmaiando.

As cadeiras da recepção da área de emergência estavam todas ocupadas, na noite da última quarta-feira (15). Muitas pessoas aguardavam por atendimento em pé. Uma moradora chegou ao PA sentindo dores. Não conseguiu atendimento imediato e, na espera, desmaiou.

Os próprios pacientes ajudaram a mulher. Um homem buscou uma cadeira de rodas e, com auxílio de outras pessoas, foi encaminhada para dentro da unidade. Um funcionário do PA apareceu em seguida.

A sala de espera do PA estava tão lotado que pacientes tinham que esperar em pé ou no chão Foto: TV Vitória

Uma pessoas que também trabalha no local tentou impedir a equipe da TV Vitória/Record de registrar imagens da recepção. Uma enfermeira chegou acionar a polícia para retirar a equipe de reportagem do local. 

Uma dona de casa chegou cedo e trouxe o filho que estava passando mal. Foram quase dez horas de espera. “Cheguei à recepção e na demora, me falaram que eu tinha que esperar, esperei bastante e fui pra dentro”, conta.

Outra paciente chegou ao PA com a filha no meio da tarde e até à noite não havia sido atendida. A criança, de nove anos, estava com fortes dores de cabeça. “Quando fizeram o exame de urina da minha filha, perderam o exame e teremos que fazer tudo de novo”, reclama.

Funcionário do PA tentou intimidar a equipe de reportagem que foi expulsa da recepção Foto: Reprodução/TV Vitória

Em nota, a prefeitura de Vila Velha informou que o PA da Glória trabalha com o quadro de funcionários completo. O PA conta com três pediatras que atendem 24 horas. Já no período da tarde e noite são quatro pediatras e quatro clínicos. A unidade conta também com um cirurgião atendendo vinte quatro horas. A prefeitura disse ainda que a informação de que teria pacientes aguardando desde a manhã até a noite não é verdadeira.

>> Até morte no PA: as reclamações sobre demora no atendimento do PA da Glória são constantes. No início desta semana uma mulher de 28 anos de idade, identificada como Fernanda Damasceno, morreu no Pronto Atendimento com suspeita de dengue, após esperar horas por atendimento.

Pontos moeda