Geral

Romaria dos Homens: devotos vão demonstrar gratidão no próximo sábado

Milhares de fiéis partirão da capital capixaba em direção ao secular Convento da Penha, no município de Vila Velha, num trecho de aproximadamente 14 quilômetros

Muitos fiéis vão as ruas na Romaria dos Homens Foto: Everton Nunes

Quando os sinos da Catedral Metropolitana de Vitória tocam, na noite do primeiro sábado após a Páscoa, tem início a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e uma das maiores do País: a Romaria dos Homens em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

Neste sábado, 11 de abril, milhares de fiéis partirão da capital capixaba em direção ao secular Convento da Penha, no município de Vila Velha, num trecho de aproximadamente 14 quilômetros. A longa caminhada de fé reúne devotos vindos de várias cidades brasileiras.

Confira os serviços da Prefeitura para auxiliar os romeiros durante a Festa da Penha:

Trânsito

Pensando na segurança e tranquilidade de todos os romeiros, a Prefeitura de Vila Velha realizará alterações no trânsito da cidade para as comemorações da Festa da Penha. Serão feitos alguns bloqueios em ruas e avenidas que dão acesso ao parque da Prainha.

A Rua Cabo Aylson Simões, esquina com a Rua 23 de Maio, será parcialmente interditada. No local, será instalada barreira móvel com acesso apenas para veículos credenciados. Já na Rua Presidente Lima, esquina com a Rua Vinte e Três de Maio, haverá a interdição fixa, onde será proibido o acesso de veículos.

No cruzamento da Rua Dom Jorge de Menezes com a Rua Antônio Ataíde será instalada outra barreira móvel, onde ficará o acesso principal da Festa para veículos autorizados.

Durante as romarias, a Avenida Carlos Lindenberg sofrerá intervenções no trânsito. A via ficará interditada e rotas alternativas poderão ser utilizadas para transitar pela cidade.

Segurança

Todo o efetivo da Guarda Municipal vai trabalhar no atendimento e orientação ao público, acompanhando as principais romarias e caravanas com o objetivo de manter a fluidez e ordenamento do trânsito, além da realização de bloqueio das ruas e avenidas que dão acesso ao Convento da Penha e ao Parque da Prainha, onde serão realizadas as principais celebrações da Festa da Penha 2015.

Nas comemorações deste ano, serão utilizadas, pela primeira vez, guaritas pelos agentes para monitorar do alto a concentração de pessoas. Para complementar esse trabalho, duas câmeras de videomonitoramento estarão atendas no que acontece na região do Parque da Prainha.

A Defesa Civil também atuará neste ano em complementariedade ao trabalho do Corpo de Bombeiros. Eles darão suporte as vistorias de segurança, assim como nas fiscalizações que serão feitas nas barracas de ambulantes, avaliando se o profissional está cumprindo as normas de segurança para o funcionamento. 

Saúde

Serão montadas duas tendas climatizadas da saúde. Uma ficará no convento, do dia 05 ao dia 13 de abril, das 07 às 18 horas. A outra ficará na área próxima aos shows, do dia 10 ao dia 13. O atendimento vai começar às 19 horas e terminar após o final do evento. As tendas funcionarão com equipe médica completa: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, motorista de ambulância e uma ambulância.

Duas ambulâncias da Secretaria de Saúde acompanharão todas as romarias. A romaria dos homens, por ser a com maior número de participantes, contará com cinco ambulâncias da Prefeitura de Vila Velha.

Limpeza

Uma equipe de 60 funcionários ficará responsável pela limpeza da área do evento e das ruas onde vão ocorrer as romarias. Os trabalhos já começaram e incluem limpeza de bueiros, pintura de meio-fio, podas das árvores e demais áreas verdes, além de varrição de ruas.

Para manter a cidade limpa mesmo durante a festa, também serão colocadas 40 lixeiras na região. Uma equipe de Fiscalização de Posturas também vai atuar durante o evento.

Banheiros- Químicos

A Prefeitura de Vila Velha vai disponibilizar seis pontos de apoio com banheiros-químicos, distribuição de água e atendimento médico fixo. Os ponto vão funcionar na descida da Segunda Ponte, Cobilândia, Viaduto da Rodovia Carlos Lindenberg, Ibes, Glória e Centro.

Pontos moeda