Geral

VV poderá ter comissão para avaliar situação de tanques de combustíveis em Paul

As estruturas foram erguidas coladas às casas, comércio, creches e igreja. Vereadores pretendem montar comissão para discutir a permanência de tanques de combustíveis em Paul, Vila Velha

Vereadores alertaram para acidentes em tanques Foto: Everton Nunes

Na sessão da última segunda-feira (6) na Câmara de Vila Velha, vereadores se manifestaram contra a permanência dos tanques de combustíveis da Liquiport, instaladas no Morro do Atalaia, em Paul.

Citando o recente incêndio nos tanques de combustíveis no bairro da Alemoa, na cidade de Santos, em São Paulo, os vereadores alertaram para o perigo dos tanques em Atalaia. 

Para o vereador Wedson Boneli (PTN), morador da região de Paul, a proximidade dos tanques à área urbana é um perigo eminente. “Quem concedeu essa licença não levou em consideração o perímetro urbano. Em Santos o local era afastado dos moradores. Imagina se uma fatalidade dessas acontece em Atalaia? Seria uma tragédia imensurável”, afirmou. 

Em 2012, o Ministério Público Estadual( MPES) notificou a empresa a retirar os tanques do bairro e embargou a obra.  Para Boneli, a questão precisa ser rapidamente resolvida. “ No início a empresa recorreu e tentou reativar. Esse impasse entre o MP e a empresa precisa de uma solução”, disse. 

O vereador explicou que não é contra o crescimento de Vila Velha, mas é necessário agir com planejamento. “É preciso ter planejamento e responsabilidade social. Sair concedendo licenças para esse tipo de instalação é arriscado”, explicou. Boneli disse ainda que nesta terça-feira ou na próxima quarta (8) os vereadores se novamente reunirão para discutir a situação dos tanques em Paul.  

A atual situação também incomoda moradores do bairro. Para Paulo Vicente, professor e residente em Paul, as estruturas foram construídas perto de casas, comércios e igrejas. “São muitos tanques. Esses tanques são abastecidos com gasolina e álcool de óleo diesel. Além do perigo de vida, existe o risco ambiental”, explicou. 

De acordo com assessoria de imprensa da Liquiport, em julho de 2014 a empresa negociou sua participação no projeto de terminal de armazenagem em Vila Velha (ES) com o Terminal Portuário Espírito Santo, que se tornou responsável pela área. Segundo a nota enviada pela assessoria, a  LiquiPort permanece na cidade, onde opera desde 2012 dois tanques para armazenagem de soda cáustica.

A assessoria de comunicação do Terminal Portuário do Espírito Santo foi procurada, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.

Pontos moeda