Geral

Alunos de Viana aprendem sobre biodiversidade em aula ao ar livre

A aula desta sexta (22) foi ao ar livre para celebrar o "Dia da Biodiversidade" e contou com trilha ecológica e palestra educativa

A aula contou com palestra educativa e trilha ecológica Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A manhã desta sexta-feira (22) foi diferente para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Washington Martins Filho, de Marcílio de Noronha, em Viana. 

A Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, preparou uma palestra para os alunos do 4º ano sobre biodiversidade, seguida de uma trilha ecológica na Fazenda Jucuruaba (Incaper), em Jucu. As atividades foram realizadas em comemoração ao Dia Municipal da Biodiversidade, celebrado nesta sexta-feira. 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável Henrique Casamata destacou a importância nesse trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Educação do município. "A integração entre Prefeitura e a escola, com ações educativas voltadas para as questões ambientais, especialmente ao que se refere aos recursos hídricos, é muito importante para a construção no desenvolvimento da conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente", enfatiza Casamata. 

A visita ecológica começou com a palestra ministrada pela técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Elen Rúbia de Andrade Silva, que falo sobre o significado de biodiversidade e sua importância para o meio. As crianças interagiram e, em seguida, se prepararam para a trilha ecológica, guiados pela técnica da secretaria Thaís Freitas e pela diretora do Departamento de Educação Ambiental, Priscila Rezende.

Durante a trilha os alunos foram ao mirante localizado às margens do Rio Jucu e conheceram um pouco sobre as espécies de peixes nativos e exóticos do local. Além disso, conheceram também  algumas espécies arbóreas, como o Pau-Brasil, Seringueira e Jequitibá Branco. “A trilha é muito importante para mostrar as crianças a diversidade de espécies de fauna e flora que estão contempladas em Viana e que precisam ser preservadas por todos”, explica a subsecretária de Meio Ambiente, Giselle Cypreste Guimarães.

Pontos moeda