Geral

Egito começa demolição de sede de partido de Mubarak

Redação Folha Vitória

Cairo - Trabalhadores egípcios, usando brocas de construção e guindastes, começaram neste domingo a derrubar a antiga sede do agora extinto partido do presidente deposto Hosni Mubarak. A estrutura imponente foi incendiada por manifestantes durante o levante que 2011 que acabou com o regime de Mubarak.

O corpo de engenheiros militares deu início à demolição da sede do Partido Democrático, que ficava ao largo da praça Tahrir, no centro da cidade, nas imediações do Museu Egípcio e com vista para o Nilo.

O destino da antiga propriedade de 56 anos tem sido uma questão controversa, com vários órgãos do governo em disputa sobre o seu futuro. Grupos militantes e da família do arquiteto do edifício fizeram campanha para parar a demolição.

Mahmoud M. Riad, o neto do arquiteto e ele próprio arquiteto, disse

o edifício foi registrado pelo governo como um marco em meados da década de 2000 por ser um dos primeiros a misturar arquitetura modernista com art déco e estilos árabes. Ele argumenta que a demolição viola a lei sobre gerenciamento de monumentos registrados, citando uma tentativa anterior de demolir a construção que havia sido impedida. O vice-governador do Cairo disse ao site estatal Al-Ahram Online que o município tinha emitido as licenças de demolição.

Para alguns, o local era um lembrete da revolta contra o governo de 29 anos de Mubarak. A construção foi incendiada em 28 de janeiro de 2011, quando manifestantes oprimiram as forças policiais de Mubarak e assumiram o controle da Praça Tahir. "O edifício era um dos últimos lembretes físicos remanescentes da revolução (de 2011)", disse o ativista Sherief Gaber, em sua conta no Twitter, lamentando o fracasso do movimento pró-democracia no Egito. "O Estado está no processo de apagar até mesmo isso." Fonte: Associated Press.

Pontos moeda