Geral

Moradores fecham as cancelas de pedágio da BR 101 em Aracruz

De acordo com a PRF, eles reivindicam gratuidade no pedágio cobrado pela Eco 101 para a população local. Carros passam pelas laterais, sem pagar pedágio

Motoristas trafegaram pela BR 101 sem pagar pedágio no trecho de Aracruz, neste domingo Foto: Divulgação

Moradores da região de Jacupemba, em Aracruz, no norte do Estado, fecharam as cancelas da praça de pedágio da BR 101, na tarde deste domingo (03). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles reivindicam gratuidade no pedágio cobrado pela Eco 101, concessionária que administra a rodovia no Espírito Santo, para a população local.

Ainda segundo a PRF, o protesto início por volta das 13 horas, quando cerca de 50 pessoas impediram a passagem dos veículos pelas cancelas da praça de pedágio. A manifestação, no entanto, não provoca engarrafamento no local, já que os carros estão passando pelas laterais das cabines, sem pagar o pedágio.

De acordo com a PRF, os manifestantes se reuniram com representantes da Eco 101, mas não chegaram a um acordo. A princípio, a previsão é de que as cancelas seriam liberadas às 18 horas. No entanto, segundo a PRF, até às 19h20 deste domingo, a interdição continuava.

O outro lado

A Eco101 lamentou, por meio de nota, a manifestação dos moradores. A empresa informou que, por diversas vezes manteve um diálogo aberto e franco com os representantes da comunidade e que atendeu, sempre que possível, as reivindicações.

A concessionária informou ainda que possui um critério para a concessão de passagem diferenciada de pedágio e que os moradores que se enquadraram nesse critério já receberam o benefício.

Segundo a empresa, por contrato o benefício de passagem diferenciada não é obrigatório. O benefício concedido pela Eco101 é feito porque a empresa entende as necessidades de cada morador que mora no entorno das praças de pedágio ao longo da BR-101 no Espírito Santo.

A Eco 101 ressaltou ainda que a isenção de tal tarifa se refere única e exclusivamente para veículos de moradores e não para os moradores, ou seja, a isenção de pedágio é exclusivamente para o automóvel. Por fim a concessionária informa que somente voltará a abrir um diálogo com os moradores após a conclusão da manifestação e que esse caso já foi passado para a polícia e a justiça.

Pontos moeda