Geral

Parece que foi ontem: professoras capixabas marcam encontro após 50 anos de formação

A professora aposentada Neith Lisboa Cruz, de 66 anos, foi quem, por impulso, criou um grupo na internet e reuniu colegas de turma que não via há anos

Já pensou reencontrar a turma com a qual se formou há 50 anos? Um grupo de normalistas, no Espírito Santo, que conclui os estudos em 1966, viu na internet a possibilidade de se reencontrar após décadas de carreira no magistério capixaba.

Turma de normalistas que se formaram no antigo Ensino Médio, em 1966 Foto: Reprodução/Facebook

A professora aposentada Neith Lisboa Cruz, de 66 anos, foi quem, por impulso, criou um grupo por uma rede social na internet e reuniu colegas de turma que não via há anos. “Ano que vem completa 50 anos da nossa formação e me deu a vontade de criar esse grupo. Muitas colegas eu não vejo há décadas, outras eu nem sei se estão vivas”, diz.

Neith, em 1966, no baile de formatura Foto: Reprodução/Facebook

Neith criou o grupo no Facebook, no último sábado (16), e nesta segunda-feira (18), já haviam 13 colegas inscritas, mas ainda faltam muitas. “Eu não me lembro exatamente, mas eram mais de cem pessoas que se formaram. Aí cada uma seguiu sua vida. Umas casaram, outras foram fazer faculdade e a gente acabou perdendo contato”, conta.

A aposentada estudou letras e foi professora pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e considera que o encontro vai matar as saudades.

Lista de parte das professoras que se formaram há 49 anos e são convidadas para o encontro Foto: Reprodução/Facebook

“Não tem algo mais gratificante do que relembrar a juventude, o passado, a melhor época de nossas vidas. A época dos anos dourados, da ingenuidade. Dá saudade”, completou.

Para o ano que vem, quando o grupo completa 50 anos de formação, Neith pretende reunir toda a turma. Para isso, ela tem divulgado nas redes sociais a lista com nomes de várias colegas. A lista completa pode ser encontrada no grupo "Normalistas 1966", no Facebook.

O encontro ainda não tem data nem local confirmados. Até agora, só fica a certeza de um reencontro de amigas, separadas pelo tempo e história que cada uma levou desde 1966. Lembranças vivas na vida das mulheres que fizeram parte da história da educação capixaba.

Pontos moeda