Geral

Porto Rico determina racionamento de água, por causa da seca

Redação Folha Vitória

- Porto Rico impôs nesta quarta-feira medidas duras de racionamento de água, que farão com que o banho diário no chuveiro sejam um desafio para dezenas de milhares de pessoas e obrigarão que negócios como restaurantes e lavarrápidos se preparem para um verão que deve ser mais seco que o normal.

Mais de 160 mil pessoas que vivem na capital, San Juan, e na região dela terão abastecimento de água somente a cada três dias. Funcionários advertiram ainda que o serviço pode ser interrompido por mais tempo, caso siga diminuindo o nível de água nas principais represas da ilha. As medidas podem vigorar durante meses.

Mais 70 mil pessoas podem ser afetadas pelas medidas de racionamento, caso não chova logo. O governador Alejandro García Padilla decretou recentemente estado de emergência, diante da seca cada vez pior.

Maio é normalmente um dos meses com mais chuvas em Porto Rico, mas até agora somente choveu um décimo de polegada de chuva em San Juan, em comparação com uma média de 2,31 polegadas (60 milímetros) de precipitação nas duas primeiras semanas desse mês, disse Odalys Martínez, do Serviço Meteorológico Nacional. Segundo ela, a chuva tem sido menor graças ao fenômeno El Niño, que gera nesse território norte-americano mais secas e temperaturas altas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda