Geral

Topos de bolo criativos dão tom elegante e divertido ao casamento

Há modelos para agradar todos os estilos, desde os feitos de papel aos que contêm ouro e pedras preciosas

Se a ordem do momento no universo casamenteiro é personalizar, quem está seguindo bem essa tendência são os topos de bolo. Feitos de biscuit, papel, madeira e até de ouro em glitter, os casais encontram opções que vão dos mais tradicionais aos mais inusitados e despojados.

O casal de noivinhos foi uma inovação que começou com o casamento da rainha inglesa Vitória – também agradecemos a ela pelo vestido de noiva branco. Até então, era comum usar pássaros, flores e anjos em cima dos bolos, mas a rainha quis fazer uma réplica dela e de seu noivo para simbolizar o amor que os unia e os fazia “flutuar em nuvens”. A ideia logo se popularizou e assim começou a nova tradição.

Mas foi no início da década de 90 que outra novidade encheu os olhos das noivas brasileiras: os topos de bolo personalizados. “Os topo de biscuit predominaram nos casamentos durante 15 anos porque era a única forma de personalizar os noivos. No início era um noivinho ao lado do outro, bem tradicional, mas depois eles começaram a diversificar com os noivos vestidos conforme a profissão, com o animal de estimação ou a história do casal”, conta Cleide Apsan, especialista em topos de bolos há 15 anos.

Atualmente, porém, os noivinhos de biscuit cederam espaço para noivinhos de vários tipos, modelos e materiais, e também de vários preços. Um dos mais famosos do momento são os feitos de Lladró, peças luxuosas que representam clássicos casais e compostas até de ouro em glitter e pedras preciosas. Geralmente as peças são alugadas e o empréstimo custa em média de R$ 450.

A cara dos noivos

Mas para quem busca modelos mais personalizados e divertidos, uma tendência que está ganhando muitos casais como adeptos são os topos de bolo feitos de papel, os chamados paper toys. Geralmente o trabalho é desenvolvido com base em fotos e descrições. Além desses, também está comum o uso de pássaros, iniciais dos nomes ou as silhuetas dos noivos no topo da maquete de casamento.

E outra moda que está conquistando quem quer inovar é o casal de noivinhos feito de madeira. “Eles são personalizados de acordo com as características de cada pessoa e inteiramente pintados a mão. É um trabalho bem minucioso, antes da pintura lixamos a peça em madeira, depois passamos um selador para a madeira não manchar a pintura e só então começarmos a pintar. O último passo é o verniz, que dá um acabamento brilhante e impermeabiliza a peça”, conta Iana Effgen Costa, da Bonequinhos de Madeira.

O projeto começou em 2012, no casamento de Iana. De lá para cá, ela e a irmã, Ivana Effgen de Almeida, foram recebendo encomendas e hoje já enviaram os noivinhos para vários lugares do Brasil, além de pedidos de noivos brasileiros que moram em Portugal e na França.

“Eu sou formada em Publicidade e Fotografia, e minha irmã em Enfermagem, mas nossa família sempre teve aptidão para trabalhos manuais. Recebemos um retorno muito gostoso dos clientes, eles nos mandam fotos, agradecem, contam histórias. É um trabalho muito prazeroso e a gente faz com muito carinho mesmo”, diz Iana, que atende aos clientes em Vila Velha.

Pontos moeda