Geral

Servidores da área de saúde entram em greve e paralisam serviços nas unidades de Vitória

Os funcionários alegam que há falta de profissionais para atender à população e pedem melhorias na saúde, condições de trabalho e aumento salarial

Na unidade da Praia do Suá, apenas 30% da população será atendida Foto: TV Vitória

Servidores paralisaram os serviços nas unidades de saúde na manhã desta segunda-feira (29), em Vitória

Na unidade de Barro Vermelho, as portas estão totalmente fechadas. Já no Pronto Atendimento da Praia do Suá, os médicos estão atendendo apenas 30% da população. 

Os funcionários alegam que há falta de profissionais para atender à população e pedem melhorias na saúde, condições de trabalho e aumento salarial.

A Prefeitura de Vitória informou por nota que mantém o diálogo e negociação com a categoria. Entretanto, informou que enfrenta a maior queda na receita, o que já começa a atingir os limites do gasto com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2014, a Prefeitura concedeu três reajustes de vencimentos para todos os cargos: janeiro 3%, maio 4% e setembro 2%.

Disse ainda que instituiu o vale alimentação para todos os servidores. A Prefeitura afirmou que em 2015, enquanto a receita corrente líquida (RCL) deve recuar 3,6%, a despesa com pessoal deve aumentar em 6,9%. Mesmo sem conceder reajuste salarial aos servidores neste ano de 2015, as projeções da Secretaria de Fazenda (Semfa) indicam que o crescimento vegetativo da folha, o comprometimento da RCL com pessoal deve atingir 51,56% no próximo mês de dezembro, ultrapassando o limite prudencial em 2015 (51,30%). Por fim, a prefeitura disse que o Município tem feito esforços no sentido de estimular o crescimento da receita, afim de não atingir o limite prudencial.

Pontos moeda