Geral

Supermercado Epa de Jardim Camburi é interditado após denúncia de produtos estragados

A inspeção ocorreu após dez dias de pedidos de moradores do bairro que constataram irregularidades no supermercado como a venda de produtos estragados e más condições de higiene

O supermercado Epa foi interditado pelo Procon. Foto: Dayana Souza/ES Hoje

Um dos supermercados da rede Epa Plus, localizado em Jardim Camburi, Vitória, teve nesta terça-feira (9) suas portas fechadas após uma fiscalização do Procon capixaba e da Vigilância Sanitária da capital. A inspeção ocorreu após dez dias de pedidos de moradores do bairro que constataram irregularidades no supermercado como a venda de produtos estragados e más condições de higiene na loja.

As reclamações tomaram as redes sociais após uma postagem sobre a venda de um farnel de carnes estragadas. A moradora do bairro publicou um vídeo mostrando o produto com a coloração alterada e o prazo de validade vencido. O filme teve 185 mil vizualizacoes, mais de 1300 curtidas e 1100 compartilhamentos.

Após tamanha repercusa, Leon Mombrine, morador do bairro e um dos administradores da página aonde as postagens foram feitas, contou que a gerência do Epa chamou moradores para uma reunião sobre o assunto e afirmou serem normais devido ao tamanho da loja. 

Na semana seguinte, um vídeo mostrando um passarinho morto na prateleira e imagens da presença de larvas em uma caixa de chocolates voltaram às redes e a Delegacia do Consumidor, o Procon estadual e a Vigilância Sanitária foram acionadas. 

Inspeção

Durante a fiscalização, realizada a pedido da 35ª Promotoria de Vitória, foram apreendidos produtos impróprios à comercialização e consumo. Foi constatado, também, o descumprimento à interdição parcial de três setores do estabelecimento (hortifruti, padaria e fatiamento), realizada pela Vigilância Sanitária Municipal, nesta segunda-feira (8).

O supermercado ficará interditado pelo prazo máximo de 10 dias ou até que a empresa apresente provas sobre a adequação da sua postura, o que será verificado posteriormente pelos agentes de fiscalização. A gerente do supermercado foi autuada em flagrante por negligência em expor à venda produtos com data de validade expirada. 

A Rede Epa já havia sido autuada dez vezes, este ano, em mais R$ 54,9 mil, no ano de 2014, pela comercialização de produtos inadequados, vencidos, com lacres rompidos, latas amassadas e alimentos sem quaisquer informações de origem, lote, data de fabricação e validade.

Palavra do Epa

Procurado pela redação do Folha Vitória, o gerente de Marketing do grupo do qual a rede Epa Plus de supermercados faz parte, declarou que todos estão empenhados em atender às solicitações do Procon para reabrir as portas do estabelecimento o mais rápido possível e com qualidade. "Estamos em contato com a associação de moradores do bairro para melhorar a cada dia o atendimento ao cliente, que é nossa razão de existir e nossa prioridade", destacou Roberto Gosende.  

Pontos moeda