Geral

Vai fazer compras? Feriado de Corpus Christi com shoppings, comércios e supermercados abertos

Nos órgãos públicos, apenas os serviços essenciais, como os de limpeza urbana e de saúde, irão funcionar normalmente. Confira o que vai funcionar durante o feriado

Os supermercados podem funcionar das 8 às 18 horas  Foto: Reprodução

Está pensando em aproveitar o feriado de Corpus Christi para fazer compras? Então fique tranquilo, pois na quinta-feira (4) os shoppings, supermercados e comércios estarão abertos no Espírito Santo.

De acordo com a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), os supermercados funcionarão das 8 às 18 horas. Os lojistas também estão autorizados a funcionar durante o feriado e, segundo informações da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), fica a critério de cada comerciante abrir ou não o estabelecimento.

Nos órgãos públicos, apenas os serviços essenciais, como os de limpeza urbana e de saúde, irão funcionar normalmente. Confira o que vai funcionar durante o feriado de Corpus Christi:

Bancos

As agências estarão fechadas na quinta-feira, funcionando apenas os serviços de caixa eletrônico e 24 horas. Na sexta-feira (5), o expediente será normal.

Comércio

Os lojistas estão autorizados a funcionar no feriado, desde que sigam as determinações da Convenção Coletiva de Trabalho. Portanto, fica a critério de cada comerciante abrir ou não.

Órgãos Públicos

- Prefeitura de Cariacica

Conforme a Lei Municipal nº 317/1967, em Cariacica é feriado na quinta-feira (4). Neste dia, a Prefeitura de Cariacica mantém em funcionamento os serviços essenciais à população. 

Os Prontos Atendimentos 24h de Itacibá e Infantil funcionam normalmente. O PA de Alto Lage também funciona normalmente, sendo o horário de atendimento das 7h às 19h. Também funcionam normalmente as Unidades de Saúde com horário estendido. São elas: US de Bela Aurora, Santa Fé, Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Cariacica Sede.

A Defesa Civil atua normalmente em plantão de 24h, pelos telefones 3346-6111 e 9.8831-6000. O Disque Silêncio também pode ser acionado pelo telefone 0800-283-9255. Lembrando que a ligação somente é válida quando for efetuada de telefone fixo.

Não haverá expediente nos departamentos administrativos e atendimento ao público nas Secretarias Municipais e no Palácio Municipal.

- Prefeitura da Serra

 Não haverá expediente administrativo nas repartições da Prefeitura da Serra na quinta-feira (4), dia do feriado e na sexta-feira (5), ponto facultativo. Também não haverá aula nas escolas públicas municipais.

No entanto, os serviços essenciais, como os realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Serra-Sede e Carapina, a coleta de lixo e a Defesa Civil, serão mantidos.

Na segunda-feira (8), o funcionamento volta ao horário normal.

- Prefeitura de Vila Velha

Não haverá expediente nos órgãos e repartições públicas municipais. No entanto, os serviços essenciais serão mantidos e funcionarão normalmente neste dia, como os Pronto-Atendimentos (PAs) da Glória e de Cobilândia, o Hospital da Mulher, a coleta de lixo e os serviços de Ouvidoria. Já na sexta-feira (5), ainda não foi definido se haverá ponto facultativo.

- Prefeitura de Vitória

Com o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (4), e o ponto facultativo na sexta (5), o expediente nas repartições da Prefeitura de Vitória será encerrado na quarta-feira (3) e retomado na segunda-feira (8). A medida exclui os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que não permitem paralisação, tais como Fala Vitória, Pronto-atendimento de São Pedro e Praia do Suá, serviços de ambulância, limpeza, assistência social e Secretaria Municipal de Obras.

Supermercados

Segundo informações da Acaps, os supermercados podem abrir das 8 às 18 horas. Na sexta-feira, os supermercados voltam ao horário normal.

Shoppings

Boulevard

Lojas: 13 às 21 horas, com abertura facultativa a partir das 10 
Praça de alimentação: 11 às 22 horas
Supermercado: 11 às 21 horas
Cinesystem: programação normal

- Jardins

Lojas e quiosques: das 15 às 21 horas
Restaurantes: de 11 às 23 horas
Cinema: de acordo com a programação (www.shoppingjardins.net)

- Norte Sul

Lojas: abertura obrigatória das 14 às 20 horas
Praça de alimentação e quiosques: 11 às 21 horas
Cinema: funcionamento normal

- Montserrat

Lojas: 13 às 21 horas, com abertura facultativa entre 13 e 15 horas
Praça de alimentação/quiosques: 11 às 22 horas
Cinema: 11 às 22 horas

- Mestre Álvaro

Lojas: 13 às 21 horas, com abertura facultativa entre 13 e 15 horas
Praça de alimentação/quiosques: 11 às 22 horas
Cinema: 11 às 22 horas

- Moxuara

Lojas: 13 às 21 horas, com abertura facultativa entre 10 e 13 horas
Praça de alimentação/quiosques: 11 às 22 horas
Cinema: 11 às 22 horas

- Praia da Costa

Lojas: 13 às 21 horas, com abertura facultativa entre 13 e 15 horas
Praça de alimentação/quiosques: 11 às 22 horas
Cinema: 11 às 22 horas

- Vila Velha

Lojas e quiosques: 13 às 22 horas
Praça de alimentação e lazer: 11 às 23 horas
Restaurantes da Alameda Gourmet: 11 às 23 horas

- Vitória

Lojas e Stands: funcionamento facultativo das 10h às 15h; e obrigatório das 15h às 21h;
Praça de Alimentação: funcionamento das 11h às 22h;
Cinemas: funcionamento conforme horário das sessões;
Centro Médico e Odontológico: fechado.

Pontos moeda