Geral

Aulas na primeira Escola Viva capixaba terão início dia 27 de julho

Secretário estadual de Educação Haroldo Rocha explicou detalhes do projeto durante entrevista ao programa Happy Hour da Rádio Jovem Pan Vitória

Secretário Haroldo Rocha concedeu entrevista a Serjão Nascimento, da Jovem Pan Foto: Folha Vitória

Está quase tudo pronto para o início do semestre na primeira unidade do projeto Escola Viva, localizada no bairro São Pedro, em Vitória. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação (Sedu), Haroldo Rocha, no início da noite desta terça-feira (14), em entrevista ao programa Happy Hour da Rádio Jovem Pan Vitória.

Haroldo falou sobre a motivação para o desenvolvimento da Escola Viva. “É uma tendência mundial, já utilizada em países como os Estados Unidos e o Chile, além de outras cidades brasileiras. A ideia vem da necessidade de interação do jovem com muitas informações e o aprendizado de uma gama muito maior de conteúdos”, informou. 

O secretário também forneceu detalhes sobre o funcionamento da escola e o desenvolvimento dos 480 alunos contemplados pelo projeto a partir do próximo dia 27 de julho. O diferencial, além da estadia em tempo integral em ambiente escolar – 7h30 de estudos e 2h30 de alimentação e descanso – está na forma de condução de aprendizado de cada aluno.

“A organização será focada no que cada aluno quer para o seu futuro, não só profissionalmente. Para isso, além das disciplinas haverá também práticas experimentais. Queremos que os docentes não desejem ir embora da escola”, enfatizou Rocha.

Currículo dos professores

O corpo docente para compor o projeto foi selecionado criteriosamente. Os vinte profissionais que aturarão em São Pedro têm especializações, mestrado e até doutorado. “Todos os funcionários da Escola Viva conhecerão o projeto de vida, que chamamos de árvore dos sonhos, de cada um dos alunos e contribuirão para a realização dele”, disse Haroldo.

Passe livre

O secretário explicou que “o estudante da Escola Viva não precisará de passe escolar. Ele receberá um cartão magnético do Transcol com liberação de duas passagens gratuitas por dia para ir e voltar de São Pedro”.

Expansão do projeto

A Escola Viva de São Pedro é apenas o início do projeto, segundo o secretário. “Ano que vem, pretendemos expandi-la não só na capital, ou na região metropolitana, mas também Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares ou qualquer cidade do Estado que tiver um bom prédio para abrigar o projeto”, defendeu. 

Inscrições

As inscrições para participar do projeto devem ser realizadas no site da Sedu http://folha.me/b95, até o dia 21 de julho. Somente os estudantes regularmente matriculados na rede pública estadual das escolas que ofertam o Ensino Médio poderão solicitar transferência de vaga. Todas as ações do processo de matrícula devem ser acompanhadas pelos pais/responsável ou pelo próprio aluno, se maior de idade.

Veja também a entrevista que o secretário Haroldo Rocha concedeu ao programa Fala ES da TV Vitória:

Pontos moeda