Geral

Poderosa, vitamina D previne pressão alta, câncer e ajuda a emagrecer

A endocrinologista Marise ainda acrescenta que a vitamina é importante durante toda a vida, porque faz parte do equilíbrio metabólico do nosso organismo

A vitamina é boa para toda a vida Foto: Divulgação

Muita gente sabe que tomar sol é essencial para a saúde. Mas você sabia que por causa dele o organismo consegue processar a vitamina D, que ajuda a fortalecer os ossos, e pode prevenir doenças como o raquitismo, combate a pressão alta e até prevenir o câncer? O nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida, Fabio Santos, e Marise Lazaretti Castro, chefe do setor de doenças metabólicas da Unifesp (Universidade de São Paulo) e membro da diretoria da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explicam todos os benefícios da Vitamina D. 

O que é a vitamina D? Quais os benefícios ela traz ao organismo?   

A vitamina D é um hormônio esteroide sintetizado, principalmente, a partir da exposição ao sol, e traz muitos benefícios à saúde, explica Santos. A endocrinologista Marise ainda acrescenta que a vitamina é importante durante toda a vida, porque faz parte do equilíbrio metabólico do nosso organismo. "É uma substância produzida na pele que se transforma em nosso organismo em um poderoso hormônio, fundamental para a manutenção da saúde: o calcitriol, que é fundamental, dentre outras funções, para a absorção intestinal de cálcio e fósforo proveniente dos alimentos. Estes dois elementos constroem os cristais de hidroxiapatita, responsável pela mineralização do esqueleto, deixando-o mais forte e resistente."

Além disso, ela previne doenças como o raquitismo, ajuda no combate à pressão alta, pode prevenir a osteoporose a até o câncer.

Que problemas a falta de vitamina D no organismo pode trazer?   

A deficiência de vitamina D é uma pandemia mundial, mas a população em geral, incluindo médicos, não estão plenamente conscientes da falta deste importante nutriente. Segundo Santos, a deficiência pode causar raquitismo e é preciso ingerir quantias elevadas para prevenir e até mesmo tratar doenças autoimunes, problemas cardiovasculares como pressão arterial elevada, fibromialgia, depressão, osteoporose e até mesmo câncer. 

De acordo com o Fábio Santos, a vitamina tem enorme impacto sobre a saúde devido a sua ação nas função das células. "Ela é capaz de reduzir o crescimento celular e melhorar a diferenciação das células [o que coloca as células para um estado antitumoral]. Isso faz com que a vitamina D possa ser um dos mais potentes inibidores do câncer e explica por que a deficiência tem sido associada aos tumores de cólon, de próstata, de mama e de ovário. 
Além disso, ela controla muitas funções diferentes - desde possível prevenção do câncer, redução de inflamação que ajuda em diversos processos clínicos, ação em neurotransmissores melhorando humor, alívio de dores articulares, musculares e fibromialgia, e importantíssima na construção e reparação dos ossos". 

Marise ainda complementa alertando que a deficiência de vitamina D produz uma doença chamada osteomalácea, que significa amolecimento ósseo. Nos adultos, sua deficiência moderada pode piorar a osteoporose e aumentar o risco de fraturas ósseas.

Quais os sintomas da deficiência de vitamina D?  

A endocrinologista afirma que, na deficiência grave, os sintomas variam desde fraqueza muscular, dor óssea até deformidades e fraturas. Ainda segundo ela, nas deficiências moderadas, o quadro pode ser pouco representativo, com sintomas mais inespecíficos e repercussões no longo prazo, como o agravamento da osteoporose.

A vitamina D previne doenças?   

Em relação a prevenção de outras doenças, a médica explica que ainda são necessários mais estudos científicos de causa-efeito. No entanto, o hormônio derivado da vitamina D, calcitriol, possui diversas ações sobre as células do nosso organismo, incluindo um efeito protetor contra as alterações que transformam uma célula em maligna. "Em estudos experimentais se observou este efeito protetor sobre células cancerígenas de diversos tecidos, como mama, cólon e células sanguíneas. Em estudos populacionais se observa, de maneira complementar, que indivíduos com melhores níveis de vitamina D possuem menor frequência de diversos tipos de câncer, sendo os mais estudados os de cólon, mama e próstata. Da mesma forma, o calcitriol possui um efeito sobre a produção de insulina no pâncreas, e estudos com populações de diabéticos mostram que a correção da deficiência melhora o controle do açúcar no sangue."

Santos lembra um estudo verificou que a suplementação de vitamina D poderia reduzir o risco de diabetes tipo 1 em até 80%. No "The Nurse's Health Study" (um estudo de mais de 200 mil enfermeiros ao longo de três décadas), a suplementação de vitamina D reduziu o risco de esclerose múltipla em até 40%.

A vitamina D fortalece os ossos?   

Ela tem se demonstrado importante para ajudar a prevenir e tratar a osteoporose, explica Santos. "Na verdade, é ainda mais importante do que o cálcio. Isso porque seu corpo precisa de vitamina D para ser capaz de absorver adequadamente o cálcio. Sem níveis adequados de vitamina D, o intestino absorve apenas 10% a 15% do cálcio dietético."

Ela é importante para gestantes? Verdade que ela reduz o risco de aborto?  

Durante a gestação, é muito importante que a futura mãe possua valores adequados de vitamina D, assim como de todos os outros nutrientes, explica a nutricionista. A deficiência da substância nesta fase da vida está associada a maiores complicações durante a gestação e no parto. O bebê bebê também pode sofrer consequências no longo prazo, como redução do índice de calcificação do seu esqueleto na infância.

A vitamina D previne o autismo durante a gestação?   

Por meio de ações antiinflamatórias, antioxidantes, moduladoras de imunidade entre outras, pesquisadores aventam que essa relação é possível, relata Santos.

Vitamina D protege o coração? Ajuda na contração muscular cardíaca?  

Marise explica que o músculo cardíaco possui receptores para vitamina D, e sua deficiência grave está associada à insuficiência cardíaca.
Previne doenças respiratórias? O médico Fabio Santos diz que, por ações imunológicas e antiinflamatórias, a vitamina D é uma peça fundamental na prevenção e combate à essas doenças.

Como conseguimos a vitamina D? Apenas tomando sol?   

A vitamina D é processada quando a pessoa se expõe ao sol, segundo o nutrólogo, cerca de 80% do que precisamos pode vir do sol.   A maioria de nós não está suficientemente exposto à luz solar. Além disso, outros problemas como localidade do planeta e incidência de sol, horário do dia, idade, cor de pele, tipo de vestuário e uso de protetor solar podem prejudicar sua absorção e formação da vitamina. Por isso é indicado a suplementação.

É possível conseguir vitamina D por meio da alimentação?    

Marise explica que é possível sim, mas em quantidades baixas.  "O consumo de dois filés de peixes gordurosos de água fria, como o salmão ou atum por dia, supriria boa parte destas necessidades. Além deles, também podemos citar fígado, gema de ovo e leite, mas que também possuem quantidades muito pequenas deste nutriente."

O nutrólogo também sugere a ingestão de óleos de fígado de peixe, como o óleo de fígado de bacalhau, salmão cozido, cavalinha cozida, sardinha em conserva em óleo escorrido.

Verdade que a falta de vitamina D pode prejudicar o emagrecimento da pessoa? 

De acordo com Santos, dois estudos recentes no The Journal of Pediatrics mostraram que 70% das crianças americanas não estão recebendo quantidade suficiente de vitamina D, e isso os coloca em maior risco de obesidade, diabetes, pressão arterial elevada, e níveis mais baixos do bom colesterol. Segundo o médico, crianças obesas têm quatro vezes maior chance de serem adultos obesos e terem doenças metabólicas.

Quanto tempo de exposição ao sol por dia é suficiente para a pessoa adquirir a quantidade necessária de vitamina D? Qual melhor horário?  
A especialista da Unifesp afirma que são necessários de 10 a 20 minutos ao dia de banhos de sol, com braços e pernas expostos, sem uso de filtro solar, entre as 10h e 15h. Ela ressalta que é essencial evitar os horários de pico, por volta do 12h, quando as intensidades dos raios ultravioletas são muito fortes e podem causar danos à pele. 

Santos ainda ressalta que o indicado é proteger o rosto e expor o resto do corpo. "A boa notícia é que precisamos apenas de alguns minutos para conseguir produzir a vitamina no organismo em exposição ao sol. Digo aos pacientes para protegerem o rosto, mas deixarem braços e pernas expostos, se possível, até sentir um calorzinho gostoso. Esse é um possível termômetro de vitamina D."

Deve ser feito sem filtro solar? Passar protetor solar inibe a absorção da vitamina?  

Os especialistas afirmam que o protetor inibe a absorção da vitamina. Santos recomenda proteger somente o rosto, em pequenas exposições. "Se for somente pouco tempo, proteja apenas o rosto, mas em grandes exposições, como em praias e piscinas, devemos nos proteger por completo."

Com informações do Portal R7

Pontos moeda