Geral

São Torquato será primeiro bairro mapeado para o Ocupação Social

Para que todas as ruas de São Torquato sejam incluídas na pesquisa, a equipe usará como referência os setores censitários adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

As equipes reuniram nesta terça para definir a metodologia que será adotada durante a pesquisa de campo Foto: ​Divulgação 

O bairro São Torquato, em Vila Velha, será o primeiro a ser mapeado pela equipe de técnicos da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). As duas equipes se reuniram nesta terça-feira (14), no auditório do Instituto, para definir a metodologia que será adotada durante a pesquisa de campo.

Esse levantamento faz parte da implantação das políticas do Ocupação Social, um dos 20 Projetos Estratégicos do Governo do Espírito Santo que tem como principais objetivos a redução do índice de homicídios de jovens no Estado, o aumento da renda desse público, a melhoria na qualidade de vida e a garantia de novas oportunidades, com foco de atuação nas áreas que concentram o maior número de homicídios nos últimos cinco anos.

“Nós vamos rodar rua a rua, nos preocupando em identificar e registrar todas as informações do bairro que sejam pertinentes e de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade, incluindo o comércio, os serviços e prédios públicos, os espaços de uso comum, os pontos turísticos e os de entretenimento, e outras atividades que sejam de interesse da população”, explica o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Durante a reunião, orientada pelos especialistas Thiago Guadalupe e Lívia Tulli, servidores do IJSN, ficou decidido que o trabalho de campo será desenvolvido em companhia de representantes dos moradores do bairro e de servidores da Prefeitura de Vila Velha. Essa integração faz parte dos preceitos do Ocupação Social, que prevê o desenvolvimento das atividades em parceria entre poderes públicos, empresários, igrejas, instituições sociais e demais entidades representativas, especialmente com os moradores das comunidades.

Para que todas as ruas de São Torquato sejam incluídas na pesquisa, a equipe usará como referência os setores censitários adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último censo, realizado em 2010.

O IJSN pretende atuar no Programa Ocupação Social provendo subsídio técnico a decisão dos gestores públicos, auxiliando no suporte metodológico ao trabalho de campo, organização e construção do banco de dados, estruturado a partir da coleta do trabalho de campo. Dessa forma, será possível analisar as vulnerabilidades territoriais e sociais desses bairros.

A reunião contou com a participação de servidores da Seae, IJSN, da Gerência Estadual de Políticas Públicas da Juventude e da Prefeitura de Vila Velha, além dos representantes da Associação de Moradores de São Torquato.

Pontos moeda