Geral

Atenção! Novo vírus no Facebook rouba senhas e dados dos usuários

A nova tática surpreende pela dificuldade. A pessoa vê o conteúdo em vídeo na rede, clica e automaticamente é direcionada para uma página falsa

 o golpe foi identificado pela empresa de Segurança ESET Foto: Divulgação

Nos últimos meses, um novo vírus se espalhou pelo Facebook. Ao clicar em um vídeo, que apresentava um suposto conteúdo curioso, o usuário marcava até 19 pessoas em outra publicação, sem nenhum tipo de autorização prévia. 

Desta maneira, o malware se propagava pela rede através do compartilhamento. No entanto, o vírus que circula agora é uma espécie de golpe, bem mais perigoso. 

A nova tática surpreende pela dificuldade. A pessoa vê o conteúdo em vídeo na rede, clica e automaticamente é direcionada para uma página falsa. Lá, é solicitada a permissão para compartilhar conteúdo na linha do tempo de amigos. 

Após aceitar o compartilhamento, uma nova página, que exige outra autenticação de login, é aberta. Ao inserir os dados pessoais, o usuário tem a senha roubada pelos criminosos. 

Além disso, o golpe, identificado pela empresa de Segurança ESET, também possui um diferencial. São utilizados 30 vídeos diferentes em cinco sites, tornando mais difícil identificá-lo.

Cuidados

1-  Atenção no que clica
Fique atento aos vídeos na rede social. Só clique em links que você tenha certeza serem do YouTube ou de algum outro site confiável. Os vídeos do Facebook não exigem que o usuário clique em nada, já que iniciam a reprodução automaticamente.

2- Sem permissões
Não permita o compartilhamento de conteúdo na página de amigos.

3- Onde estou?
Ao ser redirecionado do Facebook para outra página, tente verificar onde você realmente está. Se não parecer confiável, não compartilhe conteúdo ou forneça seus dados.

Cliquei em um vídeo do golpe. E agora?

1- Senha
Caso a conta ainda não tenha sido afetada, troque imediatamente a senha. Se você não estiver conseguindo acessar a conta, entre em contato com o Facebook.

2- Extensões
Verifique se não há extensões salvas no seu navegador. Elas poderiam impedir um bom funcionamento e, principalmente, roubariam dados. Abaixo, as diferentes atitudes a serem tomadas em cada um dos principais navegadores:

Google Chrome: clique no canto superior direito, no botão menu, e depois escolha a opção “Configurações”. Clique na opção “extensões” e verifique se há alguma extensão suspeita. Para remover extensões, clique na imagem de uma lixeira do lado direito da extensão.

Internet Explorer: Selecione a opção ferramentas no alto do canto direito do navegador e clique em “Gerenciar Complementos”. Em seguida, na aba “barras de ferramentas e extensões” selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.

Firefox: Clique no menu principal, no alto do lado direito da página, e escolha a opção complementos. Em seguida, clique em opções e remova qualquer extensão que não lembre de ter instalado apertando o botão desativar.

(As informações são do Estadão)

Pontos moeda