Geral

É apaixonado por morango? Essa é a fruta da estação. Veja algumas curiosidades!

De cor vermelha e com um sabor adocicado e suculento, a fruta é muito presente na cultura capixaba. As festas que acontecem na região das montanhas capixabas comprovam isso

O morango é a fruta da estação Foto: Divulgação

Os meses de agosto a setembro marcam a safra de morango, Por isso o preço está mais acessível para o consumidor. O quilo da fruta pode ser encontrado a R$ 5,67 o quilo. No Espírito Santo, os municípios que mais ofertam o morango são Santa Maria de Jetibá, seguido de Santa Teresa, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

De cor vermelha e com um sabor adocicado e suculento, a fruta é muito presente na cultura capixaba. As festas que acontecem na região das montanhas capixabas comprovam isso. Exemplos de pratos e doces tradicionais que fazem sucesso nesse período são os bombons, as geleias, as tortas, os bolos e os sucos. 

Segundo a nutricionista Mayara Magalhães, a fruta tem poucas calorias, cerca de 36 calorias por xícara. Rica em vitamina C, fibras solúveis, potássio e alguns componentes funcionais do grupo dos bioflavonóides como a antocianina, são substâncias que ajudam a evitar alguns tipos de câncer e são responsáveis pela coloração avermelhada do fruto. Além da presença do ácido elágico, o morango também é rico em vitamina A e C e possui propriedades antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico que protege o organismo contra infecções.

“A vitamina C é muito importante na saúde dos tecidos em geral, já que esta participa na síntese de colágeno. Enquanto as fibras solúveis (principalmente a pectina) são aliadas na redução dos níveis de colesterol e promovem uma maior saciedade após o consumo, tornando a fruta uma excelente opção para quem deseja perder peso, o potássio é outro componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

Por ser uma fruta rasteira, o morango deve ser muito bem higienizado antes do consumo para garantir a sua segurança. Deve-se lavar em água corrente, retirando a terra da superfície. O ideal é mergulhar a fruta em uma solução com água sanitária (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos. É importante utilizar o morango logo após a compra, pois a medida que a fruta é cortada e exposta ao ar e à luz, as propriedades nutricionais vão se perdendo ao longo do tempo.

Pontos moeda