Geral

Estado Islâmico captura Qaryatain, principal cidade da região central da Síria

Redação Folha Vitória

Beirute - O grupo extremista Estado Islâmico capturou nesta quinta-feira a principal cidade da região central da Síria, Qaryatain, depois dos confrontos pesados com as forças de segurança do presidente Bashar Assad, no maior avanço dos militantes desde a captura da histórica cidade de Palmyra, em maio, disseram ativistas sírios.

A cidade densamente povoada de Qaryatain fica a sudoeste de Palmyra, conhecida por suas imponentes ruínas romanas, e cerca de 85 quilômetros da cidade de Homs. A captura permite que o grupo ligue as áreas que estão sob seu controle dentro e em torno da cidade de Palmyra com áreas na zona rural oriental da província de Qalamoun, em Damasco.

O Observatório Sírio de Direiros Humanos, com sede na Grã-Bretanha, disse que o grupo capturou a cidade nesta quinta-feira após três homens-bomba terem sido direcionados a postos de controle do exército na entrada da cidade ontem, desencadeando um conflito violento.

Sites ligados ao Estado Islâmico confirmaram que os militantes tinham tomado Qaryatain, que fica no caminho entre as cidades de Homs, Palmyra e Damasco. Segundo os ativistas, a cidade tem uma população mista, com cerca de 40 mil muçulmanos sunitas e cristãos, que já começaram a fugir de Homs. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda