Geral

Pela primeira vez, desfile de 7 de Setembro deixará de ser realizado em Vitória

De acordo com o subsecretário da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari, a ideia é fazer um deslocamento do desfile e de tudo que ele representa, como os valores cívicos e o patriotismo

Neste ano, as comemorações do Dia da Independência vão acontecer na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande Foto: Divulgação/Governo

Tradicional em Vitória por décadas, o desfile militar, realizado no dia 7 de Setembro, pela primeira vez, deixará de ser realizado na capital do Estado. Neste ano, as comemorações do Dia da Independência vão acontecer na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica, a partir das 8 horas. 

O evento terá a participação da Escola de Aprendizes Marinheiros, Capitania dos Portos, 38º BI, Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de entidades como Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Legião da Boa Vontade (LBV), Clube dos Desbravadores, Clube de Carros Antigos do Espírito Santo, veteranos da Segunda Guerra e veteranos das Forças de Paz da ONU.

De acordo com o subsecretário da  Casa Militar, coronel Daltro Ferrari, a ideia é fazer um deslocamento do desfile e de tudo que ele representa, como os valores cívicos e o patriotismo, que estão inseridos na solenidade cívico militar do 7 de setembro, denominado Dia da Pátria. “Já havíamos pensando nesta possibilidade. Neste dia estão inseridos vários valores. Queremos reforçar o patriotismo. Cariacica é um município populoso e um evento deste porte proporciona momentos inesquecíveis”, afirmou. 

Ainda segundo o subsecretário, a mudança para Cariacica não é definitiva,  e que outras regiões do Estado também deverão receber o evento. “Na Região Metropolitana, este ano será Cariacica. Nos próximos anos, a intenção é que o desfile ocorra em um município da Região Norte do Estado. No outro ano, em uma cidade do Sul e, no ano seguinte, em outro da região de montanha”, explicou.  

Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (PPS), o município tem se destacado nos últimos meses. “Recebemos a notícia de forma muito positiva. Já realizamos tradicionalmente o Desfile Cívico Escolar no dia 30 de agosto. Eu costumo dizer: quem já recebeu  Paul McCartney pode receber qualquer evento”, diverte-se.

No próximo dia 30, acontecerá o Desfile Cívico Escolar. O evento já faz parte do calendário festivo de Cariacica e, este ano, a apresentação das escolas municipais e particulares acompanha o tema “Universo Feminino – Desafios e Conquistas”, abordando as questões de gênero e as políticas de posicionamento da mulher moderna.

Pontos moeda